Como se chama o povo que mora em Minas Gerais?

Perguntado por: mavila5 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.1 / 5 19 votos

Quem é mineiro ou já conversou com um mineiro sabe que a gente tem um dialeto próprio, o mineirês.

De maneira geral, todos os estudos concluem que a população de Minas Gerais é intensamente miscigenada, sendo a ancestralidade europeia alta, seguida pela africana e, menos importante, a indígena.

Tradicional e revolucionário, conservador e rebelde, hospitaleiro e desconfiado. Esses são todos adjetivos usados para responder à pergunta “Quem é o mineiro?”.

– “Uai” é indispensável. Uai significa nada e tudo ao mesmo tempo. Tudo depende do contexto e da entonação. “Mas comus mineir gosta de falá, uai é uai, uai….”

Mineiro — indivíduo que extrai minérios do solo por meio da mineração.

Minas Gerais já teve outros nomes
Nossa querida Minas já se chamou Campos de Cataguá, Minas Gerais do Ouro Preto, Minas Gerais dos Goitacazes, Capitania de Minas Gerais e Província de Minas Gerais.

Os indigentes, como subgrupo da pobreza, correspondem a 27% do total dos domicílios na Região de Planejamento Jequitinhonha/Mucuri e a 24,79% na Região de Planeja- mento Norte de Minas, contra 5,27% no Triângulo, 5,98% no Centro-Oeste e 6,73% no Alto Paranaíba.

Além de diferentes palavras, o mineiro também utiliza muito o diminutivo. Quem nunca escutou um 'cafézin', 'rapidin,'docin'? E não podemos esquecer a famosa junção de palavras, 'Sápassado', 'Lidileite', 'Denduforno', dentre outras que precisam de uma atenção maior para compreender.

Minas Gerais é assim: na roça ou na cidade, homem ou mulher, adulto ou criança, todo mundo fala “uai”. Essa palavrinha com três vogais é usada pelos mineiros nas mais diversas situações: para expressar dúvida, espanto, surpresa e praticamente qualquer outro sentimento.

Festa Junina, Carnaval, Festa da Uva e muitos outros que animam o povo mineiro durante todo o ano.

Essas peculiaridades são entendidas pela lingüística como alteamento da vogal pretônica, como a utilização das vogais 'i' no lugar de 'e' e 'u' no lugar de 'o', por exemplo, quando se diz “pulícia” (polícia), “cumer” (comer), “durmir” (dormir), “ixplicar” (explicar) e “intender” (entender).

Em geral o mineiro, mineiro mesmo, pode cumprimentar com uma expressão verbal do tipo “boa” ou “bão”. “Boa” serve pra tarde e noite, já o “bão” é utilizado para o dia.

Aplicação: _Então tá bom, depois cê vai lá em casa tomá um café.

Ser mineiro é ter simplicidade e pureza, humildade e modéstia, coragem e bravura, fidalguia e elegância. Ser mineiro é ver o nascer do sol e o brilhar da lua, é ouvir o cantar dos pássaros e o mugir do gado, é sentir o despertar do tempo e o amanhecer da vida.

Mineiros situa-se na zona do Alto Araguaia, entre a Bacia Amazônica e a Bacia do Prata, posição estratégica na fronteira dos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Localizado no sudoeste goiano, 85% do Parque Nacional das Emas.

Triângulo Mineiro, que é composto por 35 municípios, é uma das dez regiões do estado de Minas Gerais. É dividido em sete microrregiões: Araxá, Frutal, Ituiutaba, Patos de Minas, Patrocínio, Uberaba e Uberlândia. Ao menos 1,2 milhão de habitantes vivem nas cidades do Triângulo Mineiro.