Como mineiro chama Belo Horizonte?

Perguntado por: apinheiro . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 10 votos

De Cidade de Minas e Bello Horisonte a BH: a história da capital mineira. Em 11 de agosto de 1901, a nova capital de Minas Gerais passava a se chamar oficialmente Belo Horizonte – na grafia antiga, Bello Horisonte .

Em Belo Horizonte, a capital do Estado, também se fala "cê", "nó", "trem" e, claro, a mais mineira de todas as expressões: "uai".

O Distrito foi criado com a denominação de Nossa Senhora da Boa Viagem do Curral del Rey, por Ordem Régia de 1750 e, em 1890, renomeado como Belo Horizonte. Elevada à categoria de município e Capital de Minas Gerais, com a denominação de Cidade de Minas, em 1893, e passou a denominar-se Belo Horizonte, em 1901.

Em geral o mineiro, mineiro mesmo, pode cumprimentar com uma expressão verbal do tipo “boa” ou “bão”. “Boa” serve pra tarde e noite, já o “bão” é utilizado para o dia.

– “Uai” é indispensável. Uai significa nada e tudo ao mesmo tempo. Tudo depende do contexto e da entonação. “Mas comus mineir gosta de falá, uai é uai, uai….”

Quem é mineiro ou já conversou com um mineiro sabe que a gente tem um dialeto próprio, o mineirês. Para começar, não confunda o mineirês com o sotaque caipira, que é aquela forma de falar mais cantado, puxando o “r”.

Belo Horizonte, capital de Minas Gerais é apelidada de Cidade Jardim ou Beagá, coisas de mineiro uai.

Foi no ano de 1901 que nasceu o nome Belo Horizonte. A alcunha surgiu em referência à vista das montanhas Alterosas, marcas registradas do que hoje e ao longo da história é considerada uma das principais cidades do país.

cidade de Mariana

A cidade de Mariana, que comemora hoje 325 anos, tem uma participação efetiva na história de Minas Gerais. Mariana foi a primeira vila (1711), a primeira capital (1712), a primeira cidade (1745) e a primeira diocese (1745) de Minas, sendo chamada de "primaz de Minas".

Tradicional e revolucionário, conservador e rebelde, hospitaleiro e desconfiado. Esses são todos adjetivos usados para responder à pergunta “Quem é o mineiro?”.

(Em Minas, chama-se quitanda os quitutes como biscoito de polvilho, broa, rosca... e pão de queijo.) Pois minha mãe fazia quitandas no forno a lenha para vendermos no dia seguinte.

O grupo de ensino, extensão e pesquisa Produção do Espaço Urbano no Brasil – PEU- surgiu no início deste século, no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas, como uma das várias reações do campo às questões socioambientais evidenciadas na cidade neoliberal.

Bufunfa – Dinheiro, grana.

mineirês

O 'mineirês', com forte influência de referências rurais, é também o sotaque mais cativante, superando o baiano e o falar marcante do cearense. Para os autores do estudo, as diferentes pronúncias regionais chamam a atenção dos outros brasileiros e evidenciam o charme da língua portuguesa.

A cozinha mineira é repleta de iguarias que agradam aos mais diversos paladares

  • Frango com quiabo. ...
  • Tutu. ...
  • Feijão tropeiro. ...
  • Leitão a pururuca. ...
  • Vaca atolada. ...
  • Doce de leite. ...
  • Goiabada cascão. ...
  • Pão de queijo.

Essas peculiaridades são entendidas pela lingüística como alteamento da vogal pretônica, como a utilização das vogais 'i' no lugar de 'e' e 'u' no lugar de 'o', por exemplo, quando se diz “pulícia” (polícia), “cumer” (comer), “durmir” (dormir), “ixplicar” (explicar) e “intender” (entender).