Qual o melhor exercício para quem tem insuficiência cardíaca?

Perguntado por: dfogaca . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.4 / 5 3 votos

A musculação e a corrida são algumas das práticas recomendadas.

Para isso deve-se evitar sal, procurar ingerir muitos líquidos, praticar atividades físicas e perder peso. Quem sofre com essa doença não deve consumir gorduras ou frituras.

Praticar atividade física pode melhorar os sintomas da IC, aumentar a capacidade de esforço e melhorar sua qualidade de vida! Converse com seu cardiologista e veja se está apto a praticar atividades e qual a mais apropriada para você.

Além do abandono dos remédios, infecções foram responsáveis pelo agravamento do quadro em 23% dos casos, seguidas de arritmias cardíacas (12,5%) e aumento da ingestão de água e sódio (8,9%).

Além disso, dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) revelam que a prática de atividades físicas colabora com a diminuição dos níveis de colesterol e glicemia no sangue, substâncias diretamente relacionadas às cardiopatias. Portanto, quem tem problema no coração deve, sim, praticar atividades físicas.

Então é possível sim, viver bem, mesmo com o coração fraco, fazendo é claro o tratamento adequado”, afirma o médico.

Os principais são a falta de ar e o cansaço ao fazer esforço, mas podem ocorrer também as seguintes manifestações: Palpitações. Retenção de líquidos (inchaço nas pernas e tornozelos, com piora no período da tarde)

Ivabradina é o primeiro medicamento nessa classe de medicamentos que diminui a frequência do nó sinusal. A desaceleração do coração reduz a carga de trabalho do coração e pode ajudar a reduzir o número de vezes em que certas pessoas com insuficiência cardíaca precisam ser hospitalizadas.

– realizar balanço hídrico; – pesar o paciente diariamente; – observar sinais de fraqueza, mal estar, câimbras musculares; – estimular a ingestão de alimentos ricos em potássio (laranja, limão, tomate), desde que não aja contra-indicação.

Quem tem insuficiência cardíaca pode tomar água com frequência. Mito. Um estudo publicado no periódico Oncotarget mostrou que o consumo de volumes de líquidos acima do recomendado pode estar associado a uma piora do quadro de insuficiência cardíaca.

As dores causadas por problemas cardíacos são normalmente sentidas no peito, embora possam estar localizadas em qualquer parte do abdómen superior (tronco superior) e na garganta, incluindo braços e ombros. Pode ser uma sensação de desconforto, pressão, gases ou sensação de ardor ou dor.

Entre os sintomas de insuficiência cardíaca, estão:
Respiração curta e ofegante, mesmo sem esforço físico. Tosse seca. Fraqueza e cansaço extremos. Retenção de líquido e inchaço nos pés, tornozelos, pernas e abdômen e consequente ganho de peso.

Pela incapacidade do coração em se contrair e/ou relaxar adequadamente, existe um acúmulo progressivo de sangue nos pulmões, levando a intolerância ao exercício, falta de ar ao deitar, fraqueza, astenia, tosse seca e também, devido ao acúmulo de sangue no organismo como um todo, inchaço nas pernas e abdome.

Exercícios para quem convive com a insuficiência cardíaca
A musculação e a corrida são algumas das práticas recomendadas. Diretor técnico da Unicardio, o Dr. Harry Correa Filho é formado em medicina pela UFSC e especialista em cardiologia pelo Instituto de Cardiologia de Santa Catarina, onde já foi diretor.

A partir da existência de uma cardiopatia ou se o indivíduo enfrentou um evento ou procedimento cardíaco o cenário é outro. Em casos assim é possível haver a necessidade de atenção especial e até, em quadros mais graves, a proibição do peso.

- (Alguns dos) principais exercícios que ajudam a melhorar o funcionamento do coração são agachamento, agachamento com salto, flexão de braços, afundo, prancha, pular corda, corrida e natação. Eles também aceleram o metabolismo, caso o foco também seja o emagrecimento - responde Janaína.