Qual o melhor esporte para flexibilidade?

Perguntado por: abernardes . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.1 / 5 12 votos

Confira alguns esportes que melhoram a flexibilidade:

  • Ginástica Artística. ...
  • Pole Dance. ...
  • Artes marciais. ...
  • Natação. ...
  • Basquete.

Ginástica Artística

Ginástica Artística
Definitivamente, esse é o esporte que mais exige flexibilidade dos atletas.

Os bons exercícios de flexibilidade incluem alongamentos estacionários e alongamentos que envolvem movimento (movimentos balísticos). Exercícios como caminhada, escalada, corrida, ciclismo, golfe, tênis ou treinamento de força (especialmente treinamento de força do core) são ótimos para melhorar o equilíbrio.

O que fazer para melhorar a flexibilidade corporal?

  1. Alongue-se. Para manter uma boa movimentação dos membros e melhorar a sua flexibilidade é indispensável se alongar. ...
  2. Respire corretamente. Você sabia que a respiração correta é uma grande aliada da flexibilidade corporal? ...
  3. Beba água.

Confira nossas recomendações.

  1. Yoga para crianças. Entre as atividades de flexibilidade para crianças, destaca-se o ioga, uma das disciplinas mais antigas do mundo. ...
  2. Dança. ...
  3. Brincadeiras em grupo. ...
  4. Natação. ...
  5. Exercícios específicos de alongamento.

Isso significa que você pode treinar todos os dias, ou até mais de uma vez por dia. Porém, o ideal é que esse treinamento seja feito pelo menos 1 hora antes das aulas ou ensaios ou no final do dia antes de ir embora pra casa.

Além de diminuir o risco de lesões a flexibilidade tem outros benefícios: redução das tensões musculares, melhora da capacidade de coordenação e consciência corporal, aumento da circulação sanguínea local e diminuição do gasto energético.

A perda da flexibilidade do corpo é provocada pelo desuso, pelos hábitos posturais ruins, pelo medo da dor e evitação do movimento, e não somente pelo envelhecimento.

Você pode fazer exercícios de alongamentos todos os dias – seja na academia, em casa, no trabalho ou em qualquer lugar em que você passe muito tempo com o corpo rígido.

Podemos dividir a flexibilidade em quatro tipos: Balística, estática, dinâmica e a controlada.

A flexibilidade é uma das capacidades físicas em que se obtêm resultados mais rapidamente. Após um exercício de flexibilidade a Amplitude de Movimento (ADM) é melhorada imediatamente. Adaptações crônicas podem ser observadas com alongamento regular em 3 a 4 semanas (1).

A flexibilidade é uma qualidade física básica na vida das pessoas, útil tanto para atividades diárias simples, quanto para as mais complexas, como aumentar o rendimento nos esportes. Especialistas afirmam, entretanto, que hábitos saudáveis podem levar pessoas de todas as idades a terem corpos mais flexíveis.

O tempo necessário para alcançar o objetivo vai depender da flexibilidade inicial da pessoa. Se você começar do zero, talvez sejam necessárias oito semanas, desde que haja o compromisso de fazer os alongamentos diariamente.

É uma característica importante para o desempenho físico e a prevenção de lesões musculares e articulares. A flexibilidade muscular pode ser desenvolvida através de diferentes tipos de exercícios, como alongamentos estáticos e dinâmicos, exercícios de fortalecimento e de mobilidade articular.

Dessa forma, os alongamentos seriam utilizados para manter os níveis de flexibilidades, e o método utilizado para desenvolver essa capacidade física seria o flexionamento (tipo de treinamento para desenvolver a flexibilidade).

E quando nos referimos ao tipo de atividade realizada, a flexibilidade é dividida em dinâmica, quando o movimento é feito a partir de forças internas do próprio corpo, e passiva, quando o exercício é feito com a ajuda de forças externas, como aparelhos e acessórios.