O que é a flexibilidade passiva?

Perguntado por: rrezende . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 3 votos

Como o nome sugere, a flexibilidade passiva é a capacidade de exercer a maior amplitude de movimento com o uso de forças externas. Entre elas, podemos citar o próprio peso do corpo, bem como o uso de aparelhos ou a ajuda de outras pessoas. A flexibilidade passiva sempre será maior que a flexibilidade ativa.

Ativa - é a máxima amplitude que se pode obter através de movimentos efetuados pelos músculos de forma voluntária. Passiva - é a máxima amplitude articular que se consegue em um movimento através da ação de uma segunda pessoa, aparelhos, força da gravidade, etc.

Podemos dividir a flexibilidade em quatro tipos: Balística, estática, dinâmica e a controlada.

Flexibilidade Estática, que é a amplitude do movimento de uma articulação sem considerar a velocidade desse movimento. Flexibilidade Dinâmica, que representa a habilidade de se realizar um movimento rápido dentro da amplitude normal de movimento articular.

Existem dois tipos de alongamento: estático e ativo. O estático, realizamos de maneira passiva: ficamos parados em determinada posição por um certo tempo. Já o alongamento ativo pede movimentação de grupos musculares e articulações que se deseja trabalhar. Alguns especialistas preferem chamá-lo de aquecimento dinâmico.

Você pode, por exemplo, esticar as pernas e tentar tocar os dedos dos pés com os dedos das mãos. Já no alongamento dinâmico, a proposta é fazer movimentos repetitivos e, muitas vezes, pendulares. Por exemplo, fique em pé, com as pernas afastadas, e flexione o corpo, tentando tocar uma das mãos no pé do lado oposto.

Os fatores endógenos influenciadores nos graus de flexibilidade segundo WERLANG (1997), são: idade, sexo, somatótipo, individualidade biológica, condição física, respiração e concentração. E os exógenos são: temperatura ambiente e hora do dia.

Flexibilidade é a característica do que é flexível, ou seja, aquilo que consegue se dobrar com facilidade; maleável. Também pode significar algo que se move com facilidade e agilidade, ou que possui fácil manuseio.

Para Dantas (2005), flexibilidade pode ser definida como: Qualidade física responsável pela execução voluntária de um movimento de amplitude angular máxima, por uma articulação ou conjunto de articulações, dentro dos limites morfológicos, sem risco de provocar lesões (DANTAS, 2005 p. 57).

Flexibilidade dinâmica: é a busca pela máxima amplitude dos movimentos provocada pela própria pessoa de forma rápida; Flexibilidade controlada: nesta classificação é feita a sustentação de uma parte do corpo de forma lenta, com a contração dos músculos de forma isométrica.

A flexibilidade estática caracteriza-se pela mobilização lenta e gradual do segmento corporal, realizada por um agente externo e buscando alcançar um limite máximo; já a flexibilidade dinâmica é expressa pela ADM máxima obtida de forma ativa pelos músculos motores, dependendo da força e da liberdade do membro para se ...

Existem fatores que podem influenciar o grau de flexibilidade, como a capacidade de distensão da pele, ligamentos, tendões e cápsula articular. Elementos endógenos como idade, sexo, individualidade biológica, condição física, respiração e concentração, também alteram o nível de flexibilidade das pessoas.

A flexibilidade pode ser classificada em geral ou específica, ativa ou passiva, e ainda em estática ou dinâmica.

A flexibilidade é uma capacidade física, importante para a vida do ser humano, especialmente para as crianças, pois auxilia no desenvolvimento das atividades cotidianas, como pegar um objeto do chão e é importante para a prática de atividades, exercícios físicos e esportes.

Existem dois tipos de flexibilidade: FlexibilidadeEstática, que é a amplitude do movimento de uma articulação sem considerar a velocidade desse movimento. FlexibilidadeDinâmica, que representa a habilidade de se realizar um movimento rápido dentro da amplitude normal de movimento articular.

Principais Exercícios para Aumentar a Flexibilidade

  • Alongamento do pescoço. ...
  • Alongamento de tríceps. ...
  • Alongamento de costas e abdômen. ...
  • Postura da borboleta. ...
  • Alongamento de pernas unilateral. ...
  • Alongamento de pernas sentado. ...
  • Alongamento do corpo inteiro.