Quais são os tipos de textos instrucionais?

Perguntado por: ijaques . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 3 votos

São exemplos desse tipo: receitas, manuais, orientações, enunciados, leis, regras, normas, prescrições, guias e mapas, bulas, instruções, regulamentos, declaração, estatuto, tutoriais, códigos etc.

O texto injuntivo ou instrucional é o tipo de texto que contém instruções ou explica como fazer alguma coisa. São exemplos de texto injuntivo as receitas de bolo, bulas de remédio, manuais de instruções, editais e propagandas. A função do texto injuntivo é explicar algo ao leitor, em vez de apenas fornecer informações.

Quando a finalidade discursiva se define por um caráter instrucional, o texto se classifica em injuntivo e prescritivo.

O texto de instrução de montagem está dividido em três partes: título, materiais necessários e de modo de fazer.

Existem cinco tipos textuais: narrativo, descritivo, argumentativo, injuntivo e expositivo.

Os tipos de textos reúnem 5 tipos (narrativo, descritivo, dissertativo, expositivo e injuntivo) sendo caracterizados por conterem um objetivo e uma estrutura geralmente fixa. Já os gêneros textuais são estruturas que surgem dos tipos de textos.

Os textos instrucionais apresentam informações sobre procedimentos, passos ou regras que devem ser seguidos pelo leitor para realizar determinadas atividades. Os textos instrucionais mais conhecidos são: receita, regras de jogo, bulas de remédio, manual de instrução etc.

Texto institucional, no e-commerce, é aquele que transmite um pouco da história e da cultura organizacional, entre outros assuntos, com o objetivo de aumentar a credibilidade da empresa perante os consumidores.

Exemplos de textos informativos. Veículos de informação tais como jornais, revistas e entrevistas são os exemplos mais notórios de textos informativos. Além deles, os livros didáticos, as enciclopédias e os verbetes de dicionários são outros exemplos.

Embora eles sejam bem parecidos, existem algumas diferenças que nos permitem identificá-los: enquanto o texto injuntivo informa, ajuda, aconselha, recomenda e propõe, o texto prescritivo obriga, ordena, impõe, exigindo que as determinações sejam cumpridas rigorosamente.

O gênero textual é identificado com base no objetivo, na função e no contexto do texto. São as características do texto que determinam a qual gênero ele pertence. Os gêneros variam de acordo com a intenção comunicativa e com as particularidades em relação à linguagem, à estrutura e ao conteúdo.

Preferimos definir o DI (Desenho instrucional) como sendo a aplicação criativa de um conjunto de ações, baseadas em um ou mais métodos criados com fundamentações em princípios de ciências reconhecidas, que tem por objetivo favorecer o processo de aprendizagem em todos os níveis possíveis.

O gênero instrucional “ Instruções de Montagem” apresenta, portanto, uma série de orientações que devem ser seguidas por quem deseja criar algo. Em geral, o texto é composto pelo título - o nome do objeto a ser confeccionado, a lista dos materiais necessários, a que se seguem as orientações de como se confecciona.

São os tipos narrativo, descritivo, expositivo, dissertativo e injuntivo, por exemplo. Os gêneros textuais definem as formas de agir no mundo por meio dos textos, ou seja, caracterizam os modelos convencionalmente aceitos para exercerem algum tipo de ação social.