Como se faz um texto científico?

Perguntado por: apadilha . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 6 votos

Como a escrita científica deve ser (ou características de uma escrita científica)

  1. Ser clara e precisa. Bom, seja claro, assertivo e preciso. ...
  2. Não usar advérbios e adjetivos. ...
  3. Usar linguagem pessoal. ...
  4. Ter os verbos no tempo certo. ...
  5. Não ser rebuscada. ...
  6. Seguir uma estrutura básica.

O texto científico é altamente estereotipado, e um artigo tem uma estrutura praticamente fixa. Deve conter as seguintes seções: Título, Resumo, Introdução, Materiais e Métodos, Resultados, Discussão, Conclusão, Agradecimentos e Referências, nessa ordem.

O início e o que deve constar na Introdução
Na introdução, escreva sobre o método da sua pesquisa. Ou seja, como foi seu método de trabalho no processo de construção do seu texto, quais fontes utilizou ou se fez uso de alguma teoria para desenvolver sua análise.

O texto científico é aquele que aponta algum conhecimento ou teoria com base em comprovações científicas. É construído com uma linguagem própria e categórica, por essa razão os artigos ou textos científicos devem seguir certos padrões, que no Brasil são determinados pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

No texto científico não existe a preocupação da estética, como em um texto poético, por exemplo. Muitas vezes os textos científicos expressam resultados obtidos em algum tipo de experiência e tem como público-alvo outros elementos da comunidade científica, interessados também pelo mesmo objeto de estudo.

A redação deve obedecer a uma ordem lógica de pensamento, tomando-se o cuidado de evitar o excesso de verbalismo, a prolixidade, a adjetivação, bem como argumentações emotivas ou sentimentalistas, frases feitas ou terminologia técnica em excesso.

Conheça o assunto do qual vai escrever!
Você deve conhecer bem o tema do qual vai escrever. O tema está ligado ao propósito e objetivo do texto, por isso é muito importante fazer leituras para se informar, conhecer termos, saber argumentar, levantar problemas e hipóteses.

O desenvolvimento do artigo científico é caracterizado pela exposição e discussão de teorias que foram exploradas para a compreensão e esclarecimento do problema. Para demonstrar conhecimento das técnicas apresentadas, é importante expor os argumentos de maneira explicativa ou demonstrativa.

Elementos textuais do artigo científico
Os elementos textuais são formados pela Introdução, Desenvolvimento e Considerações Finais.

Além das regras gramaticais, o trabalho acadêmico-científico deve apresentar uma linguagem em nível científico, com regras qualitativas (impessoalidade, objetividade e modéstia) e características (função informativa, clareza, vocabulário e fraseologia técnica), discutidas a seguir.

Gêneros científicos

  1. 1 – Monografia. Monografia é um tipo de trabalho científico que aborda um único tema – conforme o prefixo grego monos, que significa “um só” – de maneira completa. ...
  2. 2 – Dissertação. ...
  3. 3 – Tese. ...
  4. 4 – Artigo Científico. ...
  5. 5 – Projeto de Pesquisa.

A linguagem científica caracteriza-se por ser impessoal, informativa e técnica. Portanto deve-se evitar expressões como "eu penso", "parece-me", "como todo mundo sabe".

Plataformas como Google Acadêmico, SciELO, Academia.Edu, Portal Capes, são apenas alguns dos melhores sites para pesquisa acadêmica que disponibilizam de forma fácil e rápida a produção científica mundial.

Escreva a introdução de maneira a apresentar o tema central e a sua importância. Nessa parte, uma boa estratégia é fazer algumas perguntas, que serão respondidas ao longo do texto. Já no desenvolvimento, exponha o assunto de forma clara. Vale usar do bom humor, de exemplificações práticas e de analogias.