O que acontece se você misturar ferro com enxofre e aquecer a mistura?

Perguntado por: icamacho . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.3 / 5 17 votos

Com a fusão do ferro com o enxofre obtive-se uma molécula de SULFATO FERROSO. Conclui-se que quando se busca um determinado resultado devem-se utilizar os materiais apropriados.

Ao se aquecer, o enxofre mudou de coloração, ficando mais escuro, ao mesmo tempo em que se liqüefazia. Após pouco tempo, houve desprendimento de vapor, certamente o gás de enxofre.

Por exemplo, quando misturamos ferro e enxofre obtemos uma mistura de cor diferente das substâncias, se observadas separadamente. Ao utilizar um ímã, conseguimos atrair o ferro e separá-lo do enxofre, devido o seu magnetismo. Ou seja, misturamos os dois, mas eles não perderam suas propriedades iniciais.

O ácido sulfúrico reage com a maioria dos metais, em uma reação de deslocamento simples, com a formação de gás hidrogênio e o sulfato do metal correspondente. O ácido sulfúrico diluído ataca o ferro, o alumínio, o zinco, o manganês e o níquel; o estanho e o cobre já precisam de ácido quente concentrado.

O enxofre é responsável pela chuva ácida, pois, ao ser oxidado na atmosfera, forma o dióxido de carbono e trióxido de carbono. Esses, ao reagirem com a água, formam os ácidos sulfuroso e sulfúrico, que diminuem o pH da água da chuva, tornando-a ainda mais ácida.

Fogo O enxofre pega fogo no ar acima do seu ponto de auto- ignição, formando gases muito tóxicos, que são os óxidos de enxofre. A poeira de enxofre no ar pode pegar fogo facilmente, em concentração dentro de seus limites de explosividade e na presença de fonte de ignição.

EFEITOS POTENCIAIS PARA A SAÚDE: Por inalação: A inalação do enxofre pode provocar irritação das membranas das vias aéreas, com inflamação e secreção catarral da mucosa nasal, traqueobronquite, tosse com expectoração e dificuldade para respirar. Por ingestão: Considerado essencialmente não tóxico por ingestão.

O dióxido de enxofre (SO2) é produzido naturalmente por atividades vulcânicas e artificialmente pela combustão do enxofre ou de pirita de ferro (dissulfeto de ferro – FeS2). A emissão do SO2 acontece em processos industriais que fazem uso do enxofre, como a produção de ácido sulfúrico.

Uma transformação química ocorre quando as substâncias iniciais se rompem e os átomos presentes se rearranjam e formam novas substâncias. A fumaça e o calor produzidos em uma fogueira são evidências de que ocorreu uma transformação.

Decantação, sedimentação, sifonação e centrifugação
Esses processos baseiam-se em um único princípio: a diferença de densidade entre os componentes da mistura. Eles costumam ser usados em conjunto para separar misturas heterogêneas de dois tipos: líquido + sólido e líquidos imiscíveis.

Uma mistura de limalha (pó) de ferro com outra substância, pó de enxofre, por exemplo, pode ser separada com o emprego de um ímã. Aproximando o ímã da mistura, a limalha de ferro prende-se a ele, separando-se do enxofre.

O enxofre é um não metal de coloração amarela, mole, frágil, leve, desprende um odor característico de ovo podre ao misturar-se com o hidrogênio, e arde com chama azulada formando dióxido de enxofre.