Para que serve o enxofre na indústria?

Perguntado por: ameireles . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.1 / 5 13 votos

O enxofre é usado em múltiplos processos industriais como, por exemplo, na produção de ácido sulfúrico para baterias, fabricação de pólvora e vulcanização da borracha. O enxofre também tem usos como fungicida e na manufactura de fosfatos fertilizantes.

No mundo industrial, o enxofre passou a ser utilizado no pro- cesso de vulcanização da borracha, melhorando drasticamente a qualidade desse material e tendo muita importância na indústria au- tomobilística, com relação à resistência dos pneus.

Uma das principais aplicações do enxofre é como reagente na produção de ácido sulfúrico (H2SO4), um dos produtos mais utilizados pelas indústrias no mundo. Além disso, possui aplicação na vulcanização de borrachas naturais e na produção de fertilizantes, papéis, pólvora, detergentes etc.

A produção atual de enxofre no Brasil provém do folhelho pirobetuminoso, dos gases sulfurosos resultante do refino de petróleo e dos sulfetos de cobre, zinco, níquel e sulfetos auríferos, através de processo pirometalúrgico (ustulação).

Quando associado a outros elementos químicos, formando sulfatos, sulfitos ou sulfetos, o enxofre pode ser obtido a partir do petróleo, gás natural e carvão. Porém, o elemento enxofre é mais comumente encontrado em minerais, como: Pirita (dissulfeto de ferro) Cinábrio (sulfeto de mercúrio)

A importância do enxofre para plantas
Ele é essencial para a produção de ácido sulfúrico, aplicado em diversos setores da indústria. É muito usado na produção de fertilizantes utilizados para fazer adubos formulados NPK.

A Petrobrás - Petróleo Brasileiro S/A, produz enxofre proveniente desses folhelhos no município de S. Mateus do Sul (PR).

Biologicamente, o enxofre é essencial para todos os organismos, pois pode atuar como cofator em diversos processos enzimáticos fundamentais para o metabolismo adequado dos seres vivos, como a regulação da glicose, transporte de nutrientes e ação de vitaminas.

Para que serve o enxofre na água? Ajuda a defesa do corpo. Outra grande vantagem do enxofre é que ele possui ação anti-inflamatória, além de ser antioxidante. Isso significa que combate os radicais livres e ainda aumenta a defesa do corpo contra agentes invasores, prevenindo, por exemplo, a gripe.

Enxofre em pó é utilizado como nutriente essencial para o bom crescimento e desenvolvimento das plantas e responsável por uma melhor distribuição de outros elementos como Nitrogênio. Também é eficiente no combate aos ácaros em geral e aranhiços-vermelhos (spidermites). Concentração: 99,9%.

Mais tarde o enxofre passou a ser queimado como fumigador mágico, para proteger animais e casas, contra feitiçaria ou escravidão mágica. E tem mais: até pouco tempo, o enxofre era recomendado para resfriados, dores no corpo e reumatismo -- colocado em uma pequena bolsinha vermelha e usado ao redor do pescoço.

E há uma explicação científica para esse alto teor de enxofre da gasolina nacional. “O petróleo retirado das reservas brasileiras é bem mais pesado do que o óleo retirado na Ásia, por exemplo, e por isso possui naturalmente uma grande quantidade de enxofre.

Por ingestão: Considerado essencialmente não tóxico por ingestão. A ingestão de grandes doses pode causar náuseas, dor de cabeça, e inconsciencia em casos severos. Pode converter-se em sulfeto de hidrogênio no intestino.