Qual parte do ovo tem enxofre?

Perguntado por: hmonteiro . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 10 votos

“A gema tem traços de ferro e a clara, traços de enxofre, então o cheiro forte que a gente sente está na clara. A pele da gema, por estar contato com a clara, pode dar essa sensação de que tem o sabor e o cheiro forte do enxofre da gema.

Com vinagre
Aqui, existem duas formas: a primeira é enxaguar para retirar os resíduos do ovo e depois colocar um pouco de vinagre, deixando por uns 30 minutos. Então, lave a louça normalmente. A segunda forma é lavar os utensílios com uma mistura de um pouco de detergente com vinagre.

Por que peneirar as gemas
Uma das maneiras de evitar esse cheiro e gosto fortes do ovo é retirando a película que envolve a gema. É por esse motivo que muitas pessoas peneiram as gemas antes de usá-las em receitas, principalmente as de doces.

O principal componente da clara é o enxofre, conhecido pelo seu cheiro forte. Já a gema tem como principal componente o ferro. Quando esses dois elementos se encontram, a reação química acontece, e o cheiro deles (que já são fortes o suficiente sozinhos) ficam ainda mais predominantes.

A clara de de ovo, ou albúmen, é a parte transparente da célula de ovo, que envolta à gema. Ela é basicamente formada por água e por albumina, uma proteína de suma importância para o desenvolvimento muscular.

Antes de tudo você precisa saber que Ovo é composto por clara que tem como seu principal componente o enxofre e é famoso pelo cheiro forte e a gema tem como ingrediente principal o ferro.

Dica para não rachar e vazar: Sempre use água fria para iniciar o cozimento do ovo. Colocá-los em água quente vai fazer a casca rachar e vazar a clara. Outra dica é colocar uma pitada de sal na água para selar a casca e evitar vazamentos na hora de cozinhar.

Quais as propriedades da chalaza e sua função? A função dos fios brancos — na verdade, são dois em cada ovo — é formar uma sustentação para a gema. Saindo de uma extremidade à outra, a chalaza fornece um suporte para que a gema consiga estar sempre centralizada e estável.

Pode comer a casca do ovo? Por incrível que pareça, sim, a gente pode comer a casca do ovo cozido. Essa não é uma prática muito comum por aqui, mas não há problema algum em fazer isso — sempre consultando, é claro, um nutricionista. A única dica é: faça uma boa higienização da casca caso você pretenda consumi-la.

Portanto, a membrana da casca do ovo concentra nutrientes essenciais para diversas partes do corpo, sendo que o uso é muito positivo e proporciona inúmeros benefícios, com a vantagem de ser algo natural.

Caso ela esteja com rachaduras, o melhor a se fazer é jogar fora. Isso porque a casca rachada pode ser um sinal de que o alimento está contaminado com o vírus da salmonella.

Trata-se de um prato chamado "Peedan", muito consumido nos países asiáticos, especialmente na China.

Se você detectar cheiro de ovo podre em seu bairro ou em sua casa, é provável que esteja na presença de sulfeto de hidrogênio (H₂S). O H₂S é proveniente de estações de tratamento de esgoto, estações elevatórias e redes coletoras de esgotos.

A clara é a parte mais saudável do ovo
A gema contém praticamente todas as vitaminas (exceto a vitamina C), proteína e gordura. Já a clara é maioritariamente constituída por água e proteína, principalmente albumina. O valor nutricional do ovo está no seu todo.

As claras dos ovos são desses ingredientes enaltecidos por quem quer trincar os músculos. Utilizar só essa parte do alimento seria vantajoso porque ela proporciona um bom montante de proteínas – a principal matéria-prima de bíceps, tríceps e afins–, e ainda contém poucas gorduras.

É importante salientar que “nem todas as dietas privilegiam o consumo exclusivo da clara do ovo e que o consumo exagerado de proteína pode conduzir a um comprometimento da função renal”, alerta a nutricionista. Conclusão: à exceção de casos particulares, o ovo deve ser consumido por inteiro e por todas as pessoas.