Qual é a fruta que tem enxofre?

Perguntado por: ealmeida3 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 4 votos

Frutas: As frutas que contêm enxofre em sua composição são: coco, banana, abacaxi, melancia, abacate, uvas, melões, toranjas, pêssegos, laranjas, kiwis e morangos. Dos frutos, o abacate é o que possui mais enxofre.

Foram considerados alimentos ricos em enxofre: abacate, acelga, aipo, alho, amendoim, batata-doce, brócolis, castanha, cebola, couve-de-bruxelas, couve-flor, ervilha, gengibre, goiaba, jaca, lentilha, maçã, melancia, melão, milho, mostarda, nabo, nozes, ovo, Page 3 99 Nutrição Brasil 2018;17(2):97-103 rabanete, repolho ...

Brassicas são repolho, couve-flor, couve-de-Bruxelas e couve chinesa, enquanto alho, alho-poró e cebola são classificados como aliums. Um dos caminhos mais relevantes para a pesquisa em vegetais ricos em enxofre envolve sua contribuição para a saúde dos vasos sanguíneos.

- As frutas mais secas, como pêssegos, uva-passa e figo seco; - Muitos vegetais: couve, repolho-roxo, alho-poró, cebola, agrião; - Alguns grãos também podem ser uma boa fonte: aveia, cevada, trigo. Além desses alimentos citados, há ainda os laticínios e ovos, que também apresentam uma quantidade considerada de enxofre.

Poucas plantas além do alho possuem compostos de alil e enxofre - e o alho é a única comestível. De acordo com os autores do trabalho, numerosos estudos destacam os efeitos benéficos de uma dieta rica em alho contra a progressão de doenças cardiovasculares.

Sua deficiência provoca diversos sintomas, como depressão, neurite, odor desagradável na saliva e diminuição do brilho da pele. Para evitar esse déficit se recomenda a ingestão de frutas e verduras.

Uma das principais aplicações do enxofre é como reagente na produção de ácido sulfúrico (H2SO4), um dos produtos mais utilizados pelas indústrias no mundo. Além disso, possui aplicação na vulcanização de borrachas naturais e na produção de fertilizantes, papéis, pólvora, detergentes etc.

O enxofre desempenha um papel importante em funções cruciais do corpo, como produzir proteínas, regular a expressão gênica, construir e reparar o DNA e ajudar o corpo a metabolizar os alimentos (confira aqui estudo a respeito: 2).

Por ingestão: Considerado essencialmente não tóxico por ingestão. A ingestão de grandes doses pode causar náuseas, dor de cabeça, e inconsciencia em casos severos. Pode converter-se em sulfeto de hidrogênio no intestino.

As maiores reservas deste bem mineral estão presentes no Iraque, Canadá, Espanha, Polônia, China, Estados Unidos, Arábia Saudita e México. Calcula-se que aproximadamente 600 bilhões de toneladas de enxofre estão associados ao carvão, folhelho pirobetuminoso e folhelhos ricos em matéria orgânica.

Além disso, o selênio se comporta de forma muito semelhante ao enxofre, e as plantas não distinguem entre os dois nutrientes e, dessa forma, o selênio pode substituir o enxofre em muitas proteínas e enzimas da planta.

Dos frutos, o abacate é o que possui mais enxofre. Laticínios: Alimentos lácteos contêm grandes quantidades de enxofre. Estes alimentos ricos em enxofre incluem leite, queijo e creme de leite. Cebola e alho: Alimentos como alho, cebola, alho-poró e cebolinha contêm compostos orgânicos que contêm enxofre.

Enxofre nativo pode ser encontrado em depósitos vulcânicos, sedimentares e regiões de fontes termais. Como no Brasil não há vulcões, nunca foi encontrado aqui em larga escala e, talvez, nem mesmo procurado em regiões de vulcões extintos.

A gema tem traços de ferro e a clara, traços de enxofre, então o cheiro forte que a gente sente está na clara. A pele da gema, por estar contato com a clara, pode dar essa sensação de que tem o sabor e o cheiro forte do enxofre da gema.