Quem discrimina idoso?

Perguntado por: ecamilo2 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 13 votos

A pena para quem cometer discriminação contra a pessoa idosa passa para um a dois anos de reclusão e multa. Pela lei em vigor, é de seis meses a um ano e multa. A lei prevê a punição para quem desdenha, humilha, menospreza ou discrimina pessoa idosa, por qualquer motivo.

O etarismo, também conhecido como ageísmo ou idadismo, envolve estereótipos e uma visão preconceituosa em relação as pessoas. Ele se refere a discriminação e preconceito às pessoas com base em sua idade.

A Lei 10.741/2003, também conhecida como Estatuto do Idoso,em seu artigo 96, descreve o delito de discriminação contra idoso, que consiste no ato de, em razão da idade, tratar a pessoa de forma injusta ou desigual, criando empecilhos ou dificuldades de acesso a operações bancárias, meios de transporte, ou criar ...

o Ministério Público zela pelos direitos do idoso
A Constituição Federal e o Estatuto do Idoso determinam ao Ministério Público a função de proteger os direitos da pessoa com mais de 60 anos.

Você sabe o que é ageismo? Ageismo vem da palavra age (idade, em inglês), ou ainda etarismo, é um termo usado para descrever atos de disriminação e preconceito por conta de idade. Sim, esse tipo de preconceito existe e é mais comum do que se imagina.

Visivelmente presenciamos a exclusão dos idosos pela sociedade diariamente, uma vez que o sujeito velho é associado a um ser doente, fraco, incapaz, inútil, que não possui sentimentos, prazer e vontades, por isso vem a exclusão. O mesmo ocorre, frequentemente, dentro das próprias famílias.

O estereótipo do idoso frágil, incapaz, solitário e “esquecido” está presente nas menores atitudes. Assumir que nossos avós são incapazes de aprender a usar a internet, ou atribuir à idade o fato de trocar o nome dos netos, são algumas das suposições que adultos mais jovens podem fazer sobre os mais velhos.

Abaixo, comentamos sobre como eles se manifestam em nossa rotina profissional.

  • Ageísmo. O ageísmo é caracterizado por atitudes prejudiciais contra pessoas mais velhas. ...
  • Machismo. ...
  • Racismo. ...
  • LGBTfobia. ...
  • Capacitismo. ...
  • Feedback é arma poderosa contra todos os tipos de discriminação.

O preconceito contra os idosos, chamado de “etarismo”, ainda é um mal muito latente nos dias de hoje. Advindo de estereótipos que fazem parte da construção da sociedade, os preconceitos referem-se à saúde, a capacidade e empenho, idade, fragilidade entre outros.

Embora seja uma responsabilidade difícil, cuidar dos pais idosos é dever dos filhos previsto na constituição que diz: Art. 229 da Constituição: “Os pais têm o dever de assistir, criar e educar os filhos menores, e os filhos maiores têm o dever de ajudar e amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade”.