Precisa ter filiação no currículo?

Perguntado por: echaves . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 13 votos

Não coloque dados muito pessoais no currículo, como estado civil, número de filhos, altura e peso, data de nascimento e filiação política.

Filiação : Nome do pai e da mãe, não precisa. Informações da Família : Não coloque nome do cônjuge e nem dos filhos, coloque só Casado 2 Filhos ou Solteira. Data e Local de Nascimento : Não coloque data, diga apenas Brasileiro ou Brasileira. Números de Documentos : Nem sonhar !

Algumas informações muito íntimas são totalmente descartáveis, como o estado civil, a orientação sexual, a quantidade de filhos, o número de identidade ou CPF, ou ainda o número da carteira de trabalho. Apesar de algum tempo atrás terem sido importantes, atualmente essas informações são totalmente desnecessárias.

1 – Nome completo
O primeiro dado importante é o seu nome. Afinal de contas, o entrevistador precisa te identificar e saber o seu nome completo, que deve ser a primeira informação do currículo.

Como mencionar filhos no currículo
Você também pode mencionar que tem filhos para enfatizar certas habilidades. Isso pode ser feito na seção dedicada especificamente às suas habilidades pessoais ou em seu resumo profissional logo no início do currículo.

A filiação — nome dos pais — deve ser preenchida, a não ser que a informação também não exista na certidão de nascimento ou casamento.

Nos documentos emitidos, também é utilizado o termo “filiação” para indicar os pais do titular do passaporte. Segundo a Polícia Federal, o termo “genitor” é utilizado no lugar de pai e mãe em respeito às famílias homoafetivas.

Inclua apenas o que for necessário para que o empregador possa te contatar. Seu nome completo, telefone e e-mail devem constar no currículo, e mídias sociais se forem relevantes para a vaga, mas dados pessoais como número de RG e CPF não devem estar no documento.

Para não ser uma das vítimas (e não ter o seu currículo descartado), confira a seguir o que não se deve colocar no currículo.

  • Erros de Português. ...
  • Informações irrelevantes. ...
  • Objetivo pouco claro. ...
  • Mentiras e inconsistências. ...
  • Competências vagas. ...
  • Hobbies e cursos sem relação com a vaga.

Informações e dados mais pessoais, como número de RG e CPF, endereço completo, carteira de motorista, título de eleitor e estado civil, devem ser evitados no currículo. O mesmo vale para pretensão salarial e referências profissionais.

Se trabalha em empresa, pode ser que haja essa informação dos dependentes que a pessoa possui, e cada certidão de nascimento teria o nome da pessoa. Mas você ter acesso a esses documentos, não há como, exceto se a pessoa quiser lhe fornecer, mas não seria obrigada.

Não existe uma maneira certa ou errada de listar a experiência no currículo, mas é preciso pensar sobre qual a maneira mais efetiva de fazer isso. No espaço onde se coloca o nome da empresa, você pode escrever “autônoma”, “casa de família”, ou simplesmente omitir essa informação.

Nosso objetivo é melhorar a vida de cada criança que frequenta a nossa creche. Se você é um profissional paciente com experiência em cuidados infantis esperamos que você entre em contato sobre esta vaga.

Afiliação é a instituição a qual o autor está vinculado. Neste campo deve constar o nome da instituição e suas subdivisões, que devem ser registrados nos diversos níveis hierárquicos, do maior para o menor. Para adicionar mais um nível hierárquico, clicar em Inserir Nível Hierárquico.

Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa
1 Ato ou efeito de filiar. 2 Vínculo que une uma pessoa a seu pai ou a sua mãe. 3 Designação dos pais de alguém: “Eu disse meu nome.