O que é mobilidade e flexibilidade?

Perguntado por: arocha . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.1 / 5 12 votos

Em resumo, o treino de flexibilidade se concentra em esticar os músculos, enquanto o treino de mobilidade se concentra em melhorar a capacidade de uma articulação se mover livremente em sua amplitude de movimento completa.

O que é mobilidade? Por sua vez, mobilidade é a capacidade de fazer movimentos dentro de uma grande amplitude, de modo voluntário.

Se for necessário melhorar a flexibilidade, o fisioterapeuta explica que é possível investir em todos os exercícios que buscam aumentar a capacidade de movimento e sua extensão. Para isso, ele recomenda yoga, pilates ou uma série de alongamentos estáticos e dinâmicos.

A mobilidade física nada mais é do que a habilidade do sistema neuromuscular de executar os movimentos de uma ou mais articulações em grandes amplitudes de maneira eficiente. Para isso, é preciso que o indivíduo tenha uma boa flexibilidade dos tecidos moles e mobilidade articular normal.

O que é Flexibilidade:
Também pode significar algo que se move com facilidade e agilidade, ou que possui fácil manuseio. No sentido figurado da palavra, a flexibilidade de um indivíduo é a qualidade de compreender, aceitar ou assumir as opiniões, ideias ou pensamentos de outras pessoas.

O que é treino de mobilidade? O treino de mobilidade é composto por exercícios relativamente simples, que não envolvem, obrigatoriamente, equipamentos ou pesos adicionais. São atividades curtas, que duram menos de 15 minutos, e movimentam as articulações e buscam ampliar a liberdade de movimentos.

5 exercícios para melhorar a flexibilidade e a mobilidade

  1. Alongamento estático. Durante o alongamento estático, a proposta é que você permaneça na mesma posição por alguns segundos. ...
  2. Saudação ao sol. ...
  3. Rotação do tronco em pé ...
  4. Agachamento profundo. ...
  5. Flexão de ombros.

Agachamentos unilaterais, afundo e agachamento, tesouras laterais, skipping de calcanhares, exercícios pliométricos (polichinelos, saltos, pular corda, subir escadas etc) e escadinha agility são alguns exemplos de treinos que melhoram o movimento da corrida.

5 exercícios para ajudar a melhorar sua flexibilidade

  1. Alongamento estático. A ideia do alongamento estático é permanecer em uma posição por um determinado tempo, geralmente cerca de 30 segundos, alongando músculos e tendões. ...
  2. Alongamento dinâmico. ...
  3. Cachorro olhando para baixo. ...
  4. Saudação ao sol. ...
  5. Alongamento dos glúteos.

Existem dois tipos de flexibilidade: Flexibilidade Estática, que é a amplitude do movimento de uma articulação sem considerar a velocidade desse movimento. Flexibilidade Dinâmica, que representa a habilidade de se realizar um movimento rápido dentro da amplitude normal de movimento articular.

A mobilidade articular tem como benefício para o nosso corpo: aumentar a amplitude dos movimentos, ajuda a corrigir algumas disfunções articulares, manter a saúde das articulações, tendões e ligamentos, previne lesões, relaxar os músculos, estimular a produção do líquido sinovial.

Quais são os benefícios da Mobilidade?

  • Aumento da temperatura corporal.
  • Maior produção de força muscular.
  • Diminuição de desequilíbrios musculares;
  • Ganhos de flexibilidade.
  • Melhora de gestos esportivos.
  • Diminuição do estresse nas articulações.

A falta de mobilidade pode resultar em diminuição da amplitude de movimento realizado entre as articulações e alguns fatores podem levar a esse déficit tais como: o processo de envelhecimento que naturalmente ocorre a perda da massa óssea, redução do espaço entre as articulações (intra articulares), rigidez articular e ...

Podemos dividir a flexibilidade em quatro tipos: Balística, estática, dinâmica e a controlada.

Ressaltamos que, apesar dos termos flexibilidade e alongamento serem muitas vezes confundidos e/ou usados como sinônimos, possuem significados diferentes. Enquanto flexibilidade está relacionada com a amplitude de movimento da articulação, o alongamento refere-se à elasticidade muscular.