Por que o alongamento aumenta a flexibilidade?

Perguntado por: lvasconcelos . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 10 votos

“O alongamento tem papel fundamental para a flexibilidade muscular, pois durante o exercício o músculo estica e retorna ao comprimento normal, prevenindo tensões, rigidez e encurtamento dos grupos musculares.

Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por ele e, portanto, maior a flexibilidade, o que o torna uma prática fundamental para o bom funcionamento do corpo, proporcionando maior agilidade de elasticidade, além de prevenir lesões por ora ou futuras”, ressalta Priscila.

O que fazer para melhorar a flexibilidade corporal?

  1. Alongue-se. Para manter uma boa movimentação dos membros e melhorar a sua flexibilidade é indispensável se alongar. ...
  2. Respire corretamente. Você sabia que a respiração correta é uma grande aliada da flexibilidade corporal? ...
  3. Beba água.

Os exercícios de flexibilidade, como o próprio nome diz, ajudam a aumentar o alongamento dos músculos, melhorando a amplitude dos movimentos. Mais flexibilidade também é importante para ajudar na prevenção de possíveis dores após o treino.

Torna mais fáceis algumas atividades físicas desgastantes, como corrida e natação, preparando a musculatura para o exercício; Reduz o encurtamento muscular; Melhora a circulação sanguínea, prevenindo problemas articulares nos braços, pernas e coluna; Melhora a coordenação motora.

Os alongamentos são os importantes elos entre a vida sedentária e a vida ativa. Eles mantêm os músculos flexíveis, preparam-nos para o movimento e ajudam-nos a realizar a transição diária da inatividade para a atividade vigorosa, sem tensões indevidas.

O principal efeito dos alongamentos é o aumento da flexibilidade, que é a maior amplitude de movimento possível de uma determinada articulação. Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por aquele músculo e, portanto, maior sua flexibilidade.

Para desenvolver uma boa elasticidade, é importante adotar estratégias que auxiliem no processo. Independentemente da atividade exercida, é preciso alongar-se diariamente. Além de melhorar a postura e reduzir a rigidez muscular, ter um corpo mais flexível ajuda a prevenir o surgimento de possíveis lesões.

A flexibilidade é uma capacidade física, importante para a vida do ser humano, especialmente para as crianças, pois auxilia no desenvolvimento das atividades cotidianas, como pegar um objeto do chão e é importante para a prática de atividades, exercícios físicos e esportes.

Ressaltamos que, apesar dos termos flexibilidade e alongamento serem muitas vezes confundidos e/ou usados como sinônimos, possuem significados diferentes. Enquanto flexibilidade está relacionada com a amplitude de movimento da articulação, o alongamento refere-se à elasticidade muscular.

Principais Exercícios para Aumentar a Flexibilidade

  • Alongamento do pescoço. ...
  • Alongamento de tríceps. ...
  • Alongamento de costas e abdômen. ...
  • Postura da borboleta. ...
  • Alongamento de pernas unilateral. ...
  • Alongamento de pernas sentado. ...
  • Alongamento do corpo inteiro.

O alongamento é uma prática fundamental para o bom funcionamento do corpo, que, além de prevenir lesões, melhora a postura e a flexibilidade corporal.

Alongar o corpo regularmente reduz a tensão muscular, melhorando a postura, evitando o desconforto que poderia surgir com uma má postura. Além disso, o alongamento aumenta a flexibilidade, ativa a circulação sanguínea, permite movimentos amplos e ajuda no relaxamento.

Além de diminuir o risco de lesões a flexibilidade tem outros benefícios: redução das tensões musculares, melhora da capacidade de coordenação e consciência corporal, aumento da circulação sanguínea local e diminuição do gasto energético.

Atualmente, há muita controvérsia em relação à duração e à freqüência do alongamento, quando se refere ao ganho de flexibilidade muscular. O alongamento não se torna eficaz, quando utilizado por menos de 6 segundos, mas é eficiente, quando utilizado de 15 a 30 segundos, com um número maior de repetições [9,10,17].