Quais são os benefícios de se alongar?

Perguntado por: anogueira . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.1 / 5 16 votos

O alongamento faz com que os músculos fiquem melhor distribuídos no corpo, propiciando uma melhoria na postura e na mobilidade da pessoa. Além de relaxar o corpo, relaxa também a mente.

Como exemplo, experimente acordar e se alongar, o seu dia ganhará outro rumo, tratando-se de qualidade de vida e felicidade. Além disso, a importância de realizar essa atividade, além de relaxar sua musculatura, desperta o prazer e otimizar respostas ao executar outras tarefas que demandam de pensamento ágil.

Agora que você já sabe a finalidade dos exercícios de alongamento, conheça todos os benefícios de se alongar todo dia!

  1. 1 – Torna os músculos mais flexíveis. ...
  2. 2 – Alivia tensões. ...
  3. 3 – Faz bem para a mente. ...
  4. 4 – Aumenta sua força. ...
  5. 5 – Previne e auxilia a recuperação de lesões. ...
  6. 6 – Melhora sua postura. ...
  7. 7 – Promove sono tranquilo.

A prática correta de alongamentos é essencial para dar mais flexibilidade ao corpo e preparar os músculos para receber cargas de atividades mais pesadas. Por isso, não deixe de incluir esses movimentos na sua rotina de treinos — isso protege você de lesões e melhora o seu desempenho e os seus resultados.

O principal efeito dos alongamentos é o aumento da flexibilidade, que é a maior amplitude de movimento possível de uma determinada articulação. Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por aquele músculo e, portanto, maior sua flexibilidade.

Os alongamentos reduzem a tensão muscular, proporcionam maior consciência corporal, deixam os movimentos mais soltos e leves, ativam a circulação e preparam o corpo para a prática de atividades físicas. Mas é por conta de sua capacidade de relaxamento que é uma ótima atividade que pode ser feita antes de dormir.

É mais indicado após os treinos ou exercícios físicos, uma vez que torna os músculos mais relaxados, dando uma sensação de alívio. Segundo Gusmão, no alongamento estático, alonga-se o músculo até uma determinada posição, que deve ser mantida durante 30 segundos, e o objetivo é alongar até o limite do confortável.

De acordo com estudos, o alongamento pode proporcionar uma grande sensação de bem-estar para o organismo. Por isso, fazer essa série de movimentos logo de manhã pode ser muito benéfico tanto para o seu corpo quanto para sua mente2.

RIO- Alongamento antes da prática de exercícios pode deixar o corpo mais flexível, mas piora o rendimento na atividade física e aumenta o risco de lesões, de acordo com pesquisas divulgadas recentemente.

A maioria de nós aprendeu que não se alongar antes ou depois dos exercícios é como um pecado mortal. Ignore sua rotina de alongamentos, segundo o senso comum, e você estará mais sujeito a lesões, dores e um treino geralmente pior.

NÃO SE DEVE ALONGAR:
Se sente dor ou tem um estiramento muscular. Um pouco de exercício cardiorrespiratório leve, como caminhar, trará uma sensação de alívio temporária sem comprometer ainda mais as fibras musculares. √ Se tem tendões ou ligamentos lesionados ou alguma de micro ruptura muscular.

5 opções de exercícios de alongamento

  • Alongamento de peitoral com mãos para cima. ...
  • Alongamento de panturrilha com elevação de calcanhar. ...
  • Alongamento para músculos da coxa. ...
  • Alongamento para costas e coluna dorsal. ...
  • Alongamento para glúteo e lombar.

Pesquisa mostra que a prática do alongamento tem efeitos mais relevantes no cérebro e na maneira como ele controla o movimento, do que na fibra muscular propriamente dita. Confira. Fazer alongamentos periodicamente, por um tempo prolongado, leva eventualmente a um aumento na flexibilidade.

Segundo Knight et al.19 o alongamento não se torna eficaz quando utilizado por menos de 6 segundos, mas é eficiente quando utilizado de 15 a 30 segundos, com um número maior de repetições. Bandy et al.

O tecido muscular tem a capacidade de adaptação à determinada estimulação, resultante da plasticidade, isto é, a capacidade do tecido mole em assumir um comprimento novo após a força de alongamento ter sido removida. Essa característica é decorrente da composição da fibra muscular.