Qual o leite que não faz mal para saúde?

Perguntado por: rramires8 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 10 votos

Há diversas opções de leites vegetais que podem substituir o de vaca. O primeiro da lista é o leite de soja. A soja é um alimento completo, pois contém vitaminas do Complexo B, proteínas, antioxidantes e poucas gorduras, quando comparado ao de vaca. Além de ser mais nutritiva, a soja é rica em isoflavona.

Para não fazer mal, o leite cru precisa passar, ao menos, pelo processo de pasteurização. Tirando a questão envolvendo a produção, o leite de vaca e os seus derivados são um problema apenas para indivíduos com intolerância à lactose.

Proteína: os leites de soja e de ervilhas, por exemplo, têm tantas proteínas como os laticínios - cerca de 8 gramas de proteína em cada copo que leve cerca de 236 mililitros. Outros leites à base de leguminosas também são boas escolhas. No entanto, o leite de coco e arroz têm níveis insignificantes de proteínas.

O leite semidesnatado possui redução apenas de gorduras que pode chegar até 50% quando comparado ao leite integral. Segundo a nutricionista Karina Valentim, por possuir as mesmas quantidades de proteínas e cálcio seria uma opção mais saudável para adultos que necessitam perder peso.

Quais são os 5 principais substitutos do leite?

  1. Leite de amêndoas. Esse leite é feito com amêndoas inteiras ou a partir da manteiga de amêndoa e água. ...
  2. Leite de coco. Esse ótimo substituto do leite é feito com água e com a polpa branca de coco marrom. ...
  3. Leite de soja. ...
  4. Leite de arroz. ...
  5. Leite de aveia.

No leite há um tipo de açúcar chamado lactose. Inclusive, muitas pessoas possuem intolerância a esse tipo de açúcar, por não produzir uma enzima chamada lactase, responsável pela digestão desse açúcar, o que gera gases, distensão abdominal, diarreia e mal-estar.

Segundo a gastroenterologista Marta Deguti, você deve suspeitar ser intolerante à lactose se apresentar um ou mais de um dos sintomas típicos da condição após o consumo de leite ou de produtos derivados do leite, como iogurtes e queijos. Os sintomas mais comuns são diarreia, gases, distensão e dores abdominais.

“Leite” de Soja
O “leite” de soja é a mais popular entre as alternativas, e ela se destaca por ter vitamina B, antioxidantes, proteínas e poucas gorduras. O “leite” de soja é considerado a opção não láctea mais próxima ao leite de vaca.

De forma geral, não existe perda de nutrientes no alimento, de forma que o leite em pó tem os mesmo benefícios do leite comum.

leite desnatado

Para adultos e idosos, é indicado em alguns casos o consumo de leite desnatado ou semidesnatado devido ao reduzido teor de gorduras, para evitar o desenvolvimento e agravamento de doenças como as dislipidemias, pois já é comprovado que a alimentação pode ser fator desencadeante destas doenças (TOMBINI et al, 2012; ...