Como limpar uma rolha?

Perguntado por: upires . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.9 / 5 4 votos

O metabissulfito de sódio e a água fria formam uma solução que irá higienizar as rolhas. Esta solução também pode amaciar as rolhas se elas permanecerem de molho o tempo suficiente, geralmente durante uma noite, e é muito simples de fazer.

A cortiça é um produto de muitos predicados e, por isso mesmo, uma opção magnífica para dar forma as rolhas que vedam os vinhos há séculos. Entre suas qualidades, ela é leve, impermeável, elástica, isolante térmico e acústico, muito resistente ao atrito, inodora e insípida.

Prepare uma solução de limpeza com sabão, vinagre, e água.
Não chacoalhe muito forte, ou você acabará criando espuma lá dentro. Se você usar um pouquinho a mais de sabão, não tem problema. Caso você prefira usar sabão líquido e água, também pode. Nesse caso, use 5 gotas de sabão por litro de água.

A limpeza pode ser a cada 15 dias e existem algumas opções para que você faça isso: - Esfregue o seu mat com uma esponja macia. Use um pouco de sabão de coco em pó ou em barra. Enxague muito bem e deixe pendurado até que esteja completamente seco.

Os tratamentos com silicone têm, sobretudo, como objetivo a lubrificação da rolha, o que facilitará a sua utilização na altura do engarrafamento e na altura da abertura da garrafa. No mercado existem, ainda, outras opções à base de polímeros lubrificantes e impermeabilizantes compatíveis com a indústria alimentar.

Rolhas de cortiça
Após a primeira leva, a casca poderá novamente ser extraída a cada nove anos. Com muita longevidade, elasticidade, permeabilidade e aderência, as rolhas de cortiça evitam que o oxigênio entre em contato com vinho no interior da garrafa.

E, caso você tenha ingerido um pouco do vinho antes de perceber o seu comprometimento, não se preocupe. Por incrível que pareça, o bouchonné não faz mal à saúde, embora seja péssimo para a degustação.

Tente retirar a rolha de cortiça com delicadeza, usando um saca-rolhas e puxando suavemente para evitar que se despedace. Se for necessário, use uma pinça. Provavelmente, alguns fragmentos pequenos cairão na bebida, portanto, é recomendado deixar a bebida decantar e filtrar antes de servir.

Essa dica caseira e eficaz para tirar o mofo da parede é bem simples: basta misturar a mesma proporção de álcool líquido comum de cozinha (46, 2º INPM) e vinagre branco em um borrifador. Aplique, deixe agir e tire com um pano limpo ou esponja.

Misture 240 ml de vinagre branco com 1 colher de bicarbonato em um recipiente fundo, pois essa mistura vai borbulhar muito. Aguarde até baixar e depois passe o líquido para um borrifador. Aplique nas áreas afetadas e deixe agir por cerca de 10 minutos. Seque com um pano limpo.

Vinagre. É isso mesmo que você leu, vinagre pode te ajudar a limpar tapetes e carpetes. O produto é ótimo para higienização, uma vez que limpa e complementarmente ele acaba com os germes. Ou seja, ele é perfeito para acabar com as manchas e o mau cheiro do tapete para cozinha também.

Neste caso, basta usar produtos que você já tem em casa, como vinagre e água. Confira: Faça uma solução de vinagre e água em partes iguais. Passe um pano umedecido com a mistura no local da mancha, esfregando levemente em movimentos circulares.

Como limpar tapete encardido
Em um borrifador adicione duas colheres de sopa de detergente neutro, 200 ml de água e 150 ml de vinagre de vinho branco; Misture bem para dissolver; Borrife a mistura por todo o tapete, e com uma escova de limpeza, esfregue; Finalize passando um pano limpo e seco na superfície do tapete.