Qual tipo de queda d'água é a Albion Falls?

Perguntado por: hmendes . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.8 / 5 6 votos

Como você pode ver aqui, Albion Falls é uma cachoeira “em degraus” com um fluxo de água que desce de maneira espetacular pelas rochas. Dois mirantes permitem que os visitantes façam fotos de cair o queixo dessa cascata que tem quase 18 metros de comprimento e largura similar.

Catarata: a maior das quedas, com grande volume de água.

As quedas de água podem ser formadas de várias maneiras, mas o método mais comum de formação é que um rio corre sobre uma camada superior de rocha resistente antes de cair em uma rocha mais macia, que erode mais rapidamente, levando a uma queda cada vez mais alta.

Uma queda de água consiste num notável desnível do leito de um rio que obriga as águas a despenharem-se verticalmente (ou de forma quase vertical) de uma grande altura. Se o desnível não atinge tais proporções e, além disso, é escalonado, a queda de água recebe o nome de cascata.

DIFERENÇA ENTRE CABEÇA D'ÁGUA E TROMBA D'ÁGUA
A cabeça d'água é uma situação que ocorre especificamente sobre cabeceiras de rios ou cachoeiras e é mais comum no verão, visto a maior quantidade de chuvas.

A tromba d'água é um fenômeno que acontece no mar.
É uma espécie de tornado com chuva que captura água do mar pra dentro do cone. Diferente do que acontece na cabeça d'água, que é uma enchente que se dá em rios e cachoeiras.

Salto del Ángel

1. - Salto del Ángel, Venezuela. O Salto del Ángel, na Venezuela, é considerada a catarata mais alta do mundo, com mais de 800 metros de queda. Foi descoberta em 1933, quando o o aviador James Angel sobrevoava a selva venezuelana.

Parque Nacional de Canaima

Angel Fall. A maior cachoeira do mundo está localizada na Venezuela, no Parque Nacional de Canaima. Com aproximadamente 979 metros de altura, foi descoberta por Ernesto Santa Cruz em 1910, mas não foi divulgada. Em 1933, o piloto Jimmy Angel avistou a cachoeira em uma de suas viagens.

A cachoeira forma-se em um rio quando há um desnível brusco no leito fluvial, causando uma grande queda de volume de água. Seu nome vem do latim Capulu, que significa punhado, e dá ideia de que as águas fluem aos borbulhões.

Os primeiros sinais de uma Cabeça D'água são a mudança da cor da água, que fica mais barrosa e suja. Também observa-se o aumento da presença de galhos e folhas na água.

Cachoeira da Neblina

Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Rio de Janeiro
Aqui está a maior queda d'água do país, a Cachoeira da Neblina, com os seus impressionantes 450 metros de altura. A cachoeira está localizada nas nascentes do Rio Soberbo, na parte alta do maciço da Serra dos Órgãos, entre os municípios de Teresópolis e Petrópolis.

Foz do Iguaçu, Paraná.
Com média de 1,3 milhão de litros por segundo, as 275 quedas d'água que compõem as Cataratas do Iguaçu possuem altura entre 60 e 82 m. Por isso, é considerada a maior do mundo!

Dentre as maravilhas naturais do território nacional, as cachoeiras figuram no topo. É impossível saber quantas cachoeiras existem aqui, mas sabemos, por exemplo, que o estado de Minas Gerais detém o maior número delas.

Confira as 5 melhores cachoeiras do Brasil!

  • Cachoeira da Fumaça – Chapada Diamantina (Bahia) ...
  • Cachoeira Santa Bárbara – Chapada dos Veadeiros (Goiás) ...
  • Cachoeira do Formiga – Jalapão (Tocantins) ...
  • Cascata do Caracol – Canela (Rio Grande do Sul) ...
  • Cataratas do Iguaçu – Foz do Iguaçu (Paraná)

Uma tromba d'água pode ser classificada como tornádica e não-tornádica (ou de tempo ameno). As trombas d'água tornádicas são mais raras e são semelhantes a um tornado, inclusive na sua formação, partindo da nuvem até tocar a superfície.