Como é feito a salsicha?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.4 / 5 3 votos

Matéria-prima: A base da salsicha é a chamada carne industrial, que é composta principalmente de sobras e aparas dos cortes tradicionais de boi, frango e porco. Essas partes menos valorizadas são congeladas e, em seguida, cortadas em pedaços bem pequenos por máquinas automáticas especializadas.

Carne mecanicamente separada de ave (frango e/ou galinha e/ou peru), carne suína, água, gordura suína, proteína de soja, miúdos suínos (pode conter fígado, língua, rim e/ou coração), sal, amido, açúcar, alho, cebola, pimenta branca, pimenta calabresa, noz-moscada, regulador de acidez: lactato de sódio e citrato de ...

A salsicha é um alimento industrializado que contém altas quantidades de gorduras, conservantes, aditivos e sódio. Assim como outros ultraprocessados, não deve ser consumida em excesso.

aquele sabor magnífico vem de restos de bifes. de costelas de frango. de gordura e de diversos outros tipos de carne. todas as sobras são misturadas com água.

O processo de fabricação da mortadela e da salsicha são bastante similares, afinal, ambos os alimentos são produzidos a partir do uso de diferentes carnes. Os embutidos possuem em sua composição carne suína, de frango, assim como também carne bovina.

Esse processo definido pelo cientista francês Louis Pasteur garante a eliminação de grande parte dos microrganismos. Portanto, por segurança, é aconselhável um novo cozimento antes de consumi-la. A dica é ferver a água e, após levantar fervura, colocar as salsichas e cozinhar por três minutos.

A fabricação da salsicha ocorre por meio de um processo chamado "emulsão da carne". Em um grande tanque são misturadas aparas musculares de baixa qualidade, tecidos gordurosos, carne de cabeça, patas de animais, pele animal, sangue, fígado e outros subprodutos comestíveis.

Portanto, a ideia de que a salsicha leva décadas para ser excretada do corpo é infundada, mas a preocupação com o consumo de nitritos em embutidos é bem fundamentada. Por isso, podemos afirmar que a alegação de que a salsicha demora 32 anos para sair do organismo humano é um mito sem embasamento científico.

CARNE PROCESSADA: a ingestão elevada de carnes processadas está ligada ao aumento do risco de desenvolvimento de uma série de doenças crônicas. A lista inclui: pressão arterial alta, doença no coração, câncer no estômago, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e câncer no intestino.

#84 FN - Salsicha demora 32 anos para sair do corpo - Marina Seady - Nóz da Nutrição.

Somente quando cozidas por mais de doze minutos em fogo médio ou assadas por, no mínimo, dez minutos, as salsichas ficam realmente livres da bactéria Salmonella, que pode causar diarréias, vômitos, febre e até levar à morte pessoas idosas ou com doenças crônicas.

Não estendi o assunto e comi sem a pele. Não, não é necessário tirar a pele de todas as salsichas.

Limpeza da salsicha
Antes de mais nada, é importante lavar as salsichas para retirar qualquer substância.