Com quantos paus se faz uma canoa?

Perguntado por: ucarvalho4 . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.2 / 5 5 votos

Basta um só, desde que seja um grande tronco de árvore. Assim se faz a chamada piroga, utilizada no continente americano muito antes da chegada de Colombo.

Expressão popular que significa "fazer a coisa da forma certa", "bem feita".

Em filmes, não raro, aquelas pessoas que naufragavam e ficaram em ilhas (sempre com um coqueiro à vista), eles pegavam troncos de árvores e faziam uma fileira de troncos e cruzavam com mais dois troncos e amarravam com cipós, e navegavam com essa espécie de canoa. Talvez, os paus que fazem uma canoa tenha essa origem.

Hoje a maioria das jangadas são construídas com cavernames e tábuas, porém as tradicionais são confeccionadas com cinco ou seis “paus”. Uma ou duas toras no centro, duas outras posicionadas de ambos os lados das anteriores e outras duas que são os bordos externos da embarcação.

A expressão “com quantos paus se faz uma cangaia” significa que aquele que ameaça se defenderá e lutará por seu espaço usando todos os meios necessários; essa expressão é um ditado popular ou provérbio como também é conhecido, são frases curtas de origem popular que expressam um ensinamento, um conselho ou uma ...

Quando convidado a responder com quantos paus se faz uma canoa, ele é simples e objetivo. ''A canoa verdadeira é feita pelos índios, com apenas um pau. No caso dos barcos que eu faço, são necessárias quatro tábuas, duas para o fundo e uma para cada lateral'', explica.

Em quimbundo, quilo significa sono, daí o entendimento de que a expressão fazer o quilo é dar uma boa cochilada depois do almoço. É a siesta, a sesta praticada em vários países, período vespertino em que tudo para e só volta a funcionar lá pelo final da tarde.

Significado de Canoa furada
[Figurado] Empreendimento, atividade ou projeto, que desde o início parece fadado ao fracasso. [Figurado] Situação que vai acabar mal: o povo ainda não percebeu que este governo é como embarcar numa canoa furada.

Tanto o barco, como a canoa e a jangada são construídos se utilizando a madeira como matéria-prima. A única mudança de um para o outro é o formato e a quantidade de madeira envolvida no processo de fabricação.

Jangadeiro

O Jangadeiro é um pescador artesanal que conduz e utiliza a jangada como embarcação, referindo-se como o indivíduo dono, patrão ou tripulante desta embarcação tradicional.

A velocidade da jangada em relação à margem é de 3,0 m/s.