Pode deixar o vinho aberto na geladeira?

Perguntado por: abarreto . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.6 / 5 6 votos

O ideal é manter o vinho na adega, em temperatura ambiente, se você for bebê-lo no mesmo dia ou logo no seguinte. Se não tiver adega ou quiser armazenar por mais tempo, opte pela geladeira, pois a baixa temperatura desacelera o processo de oxidação.

Sempre é melhor guardar a garrafa na geladeira. O frio ajuda a diminuir a velocidade de qualquer reação química (como a oxidação). E se a deixar em posição vertical, a superfície em contato com o ar será menor.

Armazenada adequadamente, uma garrafa de vinho aberta pode durar de três a sete dias, fechada com a própria rolha ou com a tampa.

Seu tempo de vida útil após aberto é de 2 a 3 dias na geladeira, com tampa. Os vinhos brancos encorpados possuem a tendência de durar menos do que os leves, pois muitos deles estagiam em barricas de carvalho, sendo expostos ao oxigênio há mais tempo.

O tempo necessário para que o vinho se transforme em vinagre pode variar de acordo com diversos fatores, como a quantidade de oxigênio presente no ambiente, a temperatura e a acidez do vinho. No entanto, em condições ideais, o processo pode levar de duas a três semanas.

1. Mantenha na temperatura ideal. Manter o vinho na temperatura correta é essencial para conservar os aromas e sabores da bebida. Para todos os estilos de vinho, o ideal é conservá-los em uma temperatura de 14 a 17 graus, evitando variações.

Esse pode ir para a geladeira, sim. De preferência, na vertical, bem vedado e na porta. Só esteja atento para que a garrafa não fique por muitos dias ali. Consuma a bebida com a maior brevidade possível.

Quando a bebida estraga, as notas florais, frutadas, amadeiradas, entre outras dão lugar a cheiros que podem se assemelhar a vinagre, acetona, mofo e, até mesmo, papelão molhado. Por isso, não tem erro! Se você sentiu algum desses aromas incomuns em seu vinho, é sinal de que ele estragou.

No caso de vinhos mais estruturados, encorpados e jovens, recomenda-se abrir a garrafa com cerca de meia hora de antecedência ou mais, voltear mais a bebida no copo, ou decantar para forçar o arejamento inicial. Um vinho não tem morte súbita ao abrir a garrafa.

Em regras gerais, os tintos encorpados devem ser servidos levemente frescos, ou seja, entre 17º e 21º. Mais uma vez, se a bebida passou pelo barril de carvalho, ela pode ser servida um pouco mais quente, para que os seus aromas e sabor sejam apreciados em detalhes.