Como amolecer a rolha?

Perguntado por: ndantas . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.6 / 5 20 votos

Ferva água em uma panela por alguns minutos e apague o fogo. Coloque as rolhas na água e tampe a panela. Em apenas 2 ou 3 minutos as rolhas devem mostrar alguns sinais de amolecimento. Quando sentir que a rolha já começou a amolecer, lave-a em água fria (previamente fervida e resfriada) para resfriá-la.

Tente retirar a rolha de cortiça com delicadeza, usando um saca-rolhas e puxando suavemente para evitar que se despedace. Se for necessário, use uma pinça. Provavelmente, alguns fragmentos pequenos cairão na bebida, portanto, é recomendado deixar a bebida decantar e filtrar antes de servir.

Mergulhe o gargalo da garrafa em água morna, ou segure-a pelo pescoço embaixo da torneira com água quente, por 1 minuto. Agora, com o vidro um pouco expandido, seja a rolha natural ou sintética, ela vai deslizar com mais facilidade pelo gargalo. Então, insira o saca-rolhas novamente.

As rolhas de cortiça podem ser usadas em artesanato mas nem todos temos o talento para criar tapetes em cortiça ou colares mas há uma coisa que todos podemos fazer: colocar as rolhas num rolhinhas para serem recicladas e transformadas em guarda-chuvas, toalhas de mesa, etc.

Passo 1: Utilize uma faca ou o próprio saca rolhas para tirar a cápsula do vinho. Passo 2: Insira a haste em espiral no centro da rolha, rosqueando até que esteja introduzida por completo. Passo 3: Apoie a alavanca na lateral do abridor sobre o bocal da garrafa (conforme ilustrado na foto abaixo).

E, caso você tenha ingerido um pouco do vinho antes de perceber o seu comprometimento, não se preocupe. Por incrível que pareça, o bouchonné não faz mal à saúde, embora seja péssimo para a degustação.

Com uma das mãos, segure a garrafa pela base ou pelo corpo, posicionando o dedo polegar da outra mão na rolha firmemente. Sem deixar de segurar a rolha, gire a garrafa levemente, até sentir que a rolha está se soltando.

É possível remover uma rolha dentro de uma garrafa de vinho usando apenas um saco plástico. O fenômeno da pressão que ocorre dentro da garrafa ajuda a empurrar a rolha para fora.

Use a faca como alavanca, entre a garrafa e a rolha.
Aplique pressão lenta e uniforme na rolha, puxando a faca na sua direção de modo que a lâmina aja como uma alavanca. Ao aplicar pressão pelos lados, segure a garrafa pelo gargalo com a mão livre, um pouco abaixo da faca.

Além de entrada, o capacho também fica muito bonito no banheiro, além de ter um outro benefício. A cortiça, material de que é feita e rolha de vinho, absorve a umidade, mas seca rapidamente, evitando a proliferação de mofo. E você, gostou dessas ideias para guardar a rolha de vinho?

Use uma faca lisa e pontiaguda para enfiar na rolha e girar puxando-as para cima. Aos poucos a rolha vai se soltar e sair. Se não tem abridor, nem o parafuso e o alicate e nem a faca, ou até tem a faca, mas não conseguiu a técnica para retirar a rolha, ainda existe a última chance.

Para tirar o pedaço da rolha que quebrou, a melhor coisa é pegar o mesmo saca-rolhas e, com a pontinha da espiral, fazer pequenos movimentos para “descolar a rolha do vidro”. Feito isso, com a garrafa em 45°, tente colocar o saca-rolha novamente e puxar bem devagar.

ABRA O VINHO COM UMA BOMBA DE BICICLETA
Esse método também é inusitado e requer MUITO cuidado, mas tem muita chance de dar certo! Com algum objeto pontiagudo, como um arame, uma chave de fenda, um prego ou um parafuso, faça um furo que atravesse a rolha inteira.

Gire a rolha até ela sair.
Mexa o saca-rolhas de um lado a outro devagar até soltar parte da rolha. Em seguida, aproxime a mão da alavanca e puxe! Segure a garrafa de vinho com a sua mão livre enquanto puxa a rolha. Tenha calma e cuidado, ou a rolha pode se partir ao meio antes de sair.

Em todo caso, é melhor fechar a garrafa novamente do que deixá-la aberta. O ar transforma o vinho em vinagre e, portanto, o segredo é evitar ao máximo seu contato com o oxigênio. Se sua garrafa for fechada com rolha, uma dica é envolvê-la em papel parafinado, garantindo que a vedação seja ainda mais hermética.

Rosqueie o parafuso no centro da rolha; feito isso, encaixe a parte de trás de um martelo (muitas vezes chamada de “orelha” para puxar o parafuso para fora. Tome muito cuidado para não derrubar a garrafa! Em uma emergência, é possível abrir seu vinho com um parafuso!