Qual o exame de sangue que detecta inflamação?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.7 / 5 9 votos

Qual exame de sangue detecta infecção? Vários exames podem detectar infecção, como hemograma, exame de urina, cultura de urina ou sangue, marcadores inflamatórios como o PCR e VHS, pesquisa de vírus e bactérias no sangue, dosagem de anticorpos, etc.

Proteína C-Reativa (PCR)
A PCR é uma proteína produzida no fígado, que aumenta, ou diminui, sua concentração com um quadro de inflamação ou trauma. Dessa forma, o exame é útil no diagnóstico e monitoramento de condições inflamatórias crônicas, como doença inflamatória intestinal, artrite e doenças autoimunes.

Consegue-se detectar a inflamação crônica através de alguns exames de sangue. Em nosso meio, o mais acessível é a Proteína C-Reativa Ultrasensível. Quando ela está presente, alguns outros exames costumam vir elevados: ferritina, fibrinogênio, VSG, triglicérides, insulina e homocisteína.

Aqui estão alguns sinais que podem indicar que o seu corpo está inflamado:

  1. Dor crônica. A dor crônica é uma das principais indicações de inflamação crônica. ...
  2. Fadiga. Fadiga é outro sinal comum de inflamação. ...
  3. Problemas digestivos. ...
  4. Pele irritada. ...
  5. Ganho de peso. ...
  6. Dieta anti-inflamatória. ...
  7. Exercício físico.

Marcadores “Positivos” (elevação proporcional ao grau de inflamação/infecção): Fibrinogênio, VHS, PCR, A1-Antitripsina, Haptoglobina, Antagonista do R-IL1, Hepcidina, Ferritina, Procalcitonina, Amilóide sérico A; Marcadores “Negativos” (queda proporcional): Albumina, Transferrina, Transtirretina.

A dosagem de proteína C reativa é um tipo de exame de sangue. Também chamado de PCR, o teste avalia a concentração sanguínea dessa proteína, produzida pelo fígado. Seus níveis elevados são considerados um indicativo de que o organismo está passando por um processo inflamatório.

Ou seja, o hemograma completo é fundamental para essa análise. Por exemplo, se uma pessoa apresenta uma quantidade muito baixa de hemácias, pode ser que esteja com anemia. Já um total de glóbulos brancos (leucócitos) acima do esperado, pode ser um indicativo de infecção.

Proteína C reativa (PCR) e Velocidade de Hemossedimentação (VHS), conhecidos como biomarcadores inflamatórios, são utilizados para avaliar resposta inflamatória de fase aguda, mas podem apresentar-se alterados em processos fisiológicos.

Além disso, outras doenças causadas por microrganismos (vírus ou bactérias) podem ser diagnosticadas pelo exame de PCR, como a Dengue, Clamídia e HPV. Na oncologia, a PCR auxilia na identificação de células que apresentam sequências gênicas características de um determinado tipo de câncer.

A inflamação é uma reação natural do organismo para combater um quadro de infecção ou lesão de um tecido. No processo inflamatório, ocorre dilatação dos vasos, aumento do fluxo sanguíneo e de outros fluidos corporais para o local lesionado, podendo causar vermelhidão, dor, inchaço, dentre outros sintomas.

Existem cinco sinais, ou sintomas, que podem indicar uma inflamação aguda: vermelhidão, calor, inchaço, dor e sentir dificuldade em mover a zona afetada do seu corpo com normalidade.