Qual o dia mais importante dos muçulmanos?

Perguntado por: mespinosa . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 11 votos

Ramadã ou Ramadan é o nono mês do calendário islâmico (baseado nos ciclos da Lua). Os muçulmanos acreditam que nesse mês, em 610, o profeta Muhammad recebeu a revelação da palavra de Allah.

Ramadã

Tem início nesta semana o mês sagrado para os muçulmanos, o Ramadã. O 9º mês do calendário islâmico é um período sagrado, em que os muçulmanos fazem orações e jejuam diariamente.

Eid al-Fitr

O fim do Ramadã é celebrado por um feriado de três dias chamado Eid al-Fitr. Na ocasião, é comum festejar com os familiares e amigos, visitar mesquitas e trocar presentes. Neste ano, o Eid al-Fitr, que também depende do avistamento da lua, está previsto para os dias 22 e 23 de abril.

Para aqueles, ser um "bom" muçulmano implica realizar, sempre que possível, as cinco orações diárias e, dessa forma, "dar-se a Deus" todos os dias e não apenas ocasionalmente.

Beijos no Ramadã podem ser punidos por lei no Marrocos - 24/05/2019 - UOL Notícias.

Durante o Ramadã, os muçulmanos devem jejuar da Aurora ao pôr do sol. Neste período não é permitido consumir nada sólido, gasoso ou líquido – incluindo água, soro ou até mesmo fumar. No período também não é permitido ter relações sexuais.

sexta-feira

O dia é considerado sagrado, pois, segundo o profeta Maomé, a sexta-feira é especial para adoração pelo significado. É considerado o dia em que haverá a ressurreição. Mas sexta-feira também é dia de folga.

ANO 1442 - do calendário muçulmano ( Hegira ), inicia em 20 de agosto de 2020. ANO 2773 - da Fundação de Roma, inicia em 14 de janeiro. ANO 5781 - do calendário israelita, inicia em 19 de setembro ANO 6733 - do período juliano.

O Eid al-Fitr é motivo de feriado de cerca de três dias em nações com populações muçulmanas. Ele ocorre em datas diferentes a cada ano, assim como o Ramadã, mês sagrado do Islã em que os fiéis jejuam do nascer ao pôr do sol. A data é sabida apenas em cima da hora, já que é regida pelo calendário lunar.

Sobre punições, o livro aconselha o marido a repreender a mulher, "bater com a mão ou uma vara", esconder dinheiro dela ou "puxá-la pelas orelhas", mas deve "evitar bater em excesso".