Qual o motivo da emigração brasileira?

Perguntado por: dprates6 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4 / 5 3 votos

Ela ocorre por diversos motivos, sendo que os principais são: busca de melhores condições de vida, procura de emprego, fuga de uma área de desastre natural (terremotos, enchentes, secas prolongadas) ou existência de guerras.

As razões que levam uma pessoa ou grupo a emigrar são muitas, como as condições políticas desfavoráveis, a precária situação econômica, perseguições religiosas ou guerras.

A EMIGRAÇÃO de brasileiros significa algo novo para um país formado historicamente como área de destino para imigrantes. Mais que uma mudança exclusivamente demográfica, essa transição representa um fato social e político que vem sendo progressivamente reconhecido.

As crises econômicas pelas quais o Brasil tem passado nos últimos anos fez com que muitos decidiram emigrar buscando melhores condições de trabalho, quer sejam profissionais altamente qualificados, ou de baixa qualificação, Brites enumera como sendo três as razões que motivam essa diáspora de brasileiros.

O mais evidente e visível efeito econômico da emigração para o país de origem dos imigrantes é o afluxo das remessas monetárias.

Emigração: é a saída de um indivíduo de um determinado território. O processo de emigração se dá quando uma pessoa sai do seu local de origem, por razões diversas, para estabelecer moradia em outro território. Imigração: significa a entrada de um indivíduo em um determinado território.

São exemplos de movimentos migratórios: interno, externo, pendular, sazonal, de refúgio, transumância, nomadismo e diáspora. O Brasil registrou diversos movimentos migratórios ao longo de sua história, com destaque para o fenômeno do êxodo rural.

Entre os cinco países com maior número de brasileiros, estão os Estados Unidos, com 1,9 milhão; Portugal, com 275 mil; Paraguai, com 245.850; Reino Unido, com 220 mil; e Japão, com cerca de 206 mil.

São pessoas que estão fora de seu país de origem devido a fundados temores de perseguição relacionados a questões de raça, religião, nacionalidade, pertencimento a um determinado grupo social ou opinião política, como também devido à grave e generalizada violação de direitos humanos e conflitos armados.

Emigração significa deixar o local de origem (a pátria) com intenção de se estabelecer em um país estranho. Um indivíduo que se encontra nesta situação é denominado na sua pátria por emigrante. Imigração é o fenômeno protagonizado pelo mesmo indivíduo, mas visto pela perspectiva do país que o acolhe.

  • Japão, 211 mil brasileiros. ...
  • Reino Unido, 220 mil brasileiros. ...
  • Paraguai, 240 mil brasileiros. ...
  • Portugal, 276 mil brasileiros. ...
  • Estados Unidos, com 1,7 milhão.

O que atrai imigrantes? Os países com estabilidade financeira, apoio e cumprimento dos direitos humanos são algumas dessas atrações para os povos refugiados. Segurança, qualidade de vida, saúde, estudo e trabalho são desejos da maioria dos imigrantes.

DESVANTAGENS. Os migrantes freqüentemente sofrem abuso e discriminação racial, o que divide as comunidades e pode aumentar o crime. O migrantes freqüentemente vivem em bairros com outras pessoas provenientes do mesmo lugar.

Imigrante (in + migrante) = quem entra em um país para se instalar e viver, ou seja, aquele que imigra. Emigrante (e + migrante) = quem sai de um país para viver em outro, ou seja, aquele que emigra.

A emigração ocorre quando uma pessoa ou grupo deixa seu país para se instalar em outro. Por exemplo: Meus avós emigraram de Portugal.