Qual é a lei da imigração?

Perguntado por: dfogaca . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.2 / 5 2 votos

LEI Nº 13.445, DE 24 DE MAIO DE 2017.

Quem migrou para o Brasil tem seus direitos garantidos pela Lei nº 13.445, de 24 de maio de 2017, que disciplinou a migração no país e estabeleceu princípios e diretrizes para as políticas públicas para o imigrante.

L13445. LEI Nº 13.445, DE 24 DE MAIO DE 2017. Institui a Lei de Migração. Art. 1º Esta Lei dispõe sobre os direitos e os deveres do migrante e do visitante, regula a sua entrada e estada no País e estabelece princípios e diretrizes para as políticas públicas para o emigrante.

O BRASIL Já conta com uma nova Lei de Migração, que garante direitos e protege os estrangeiros contra discrimina- ção. A norma (Lei 13.445/2017) substitui o Estatuto do Estran- geiro, herdado do regime mili- tar.

Imigrantes Ilegais: os que entram ilegalmente no país estrangeiro sem qualquer tipo de documento legal (visto) fugindo dos postos de controle migratório geralmente por via terrestre ou marítima.

Art. 1° Em tempo de paz, qualquer estrangeiro poderá, satisfeitas as condições desta Lei, entrar e permanecer no Brasil e dele sair, resguardados os interesses nacionais.

5o da CF/1988 limita a igualdade de direitos aos imigrantes residentes e documentados, uma vez que o próprio caput do artigo menciona que “todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza”, antes de mencionar garantia de direitos “aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país” (Brasil, 1988).

Documentos exigidos para a regularização do estrangeiro no Brasil

  1. Autorização de Residência. Com esse documento, o imigrante fica autorizado a residir e trabalhar no Brasil, podendo ser equiparado ao “Green Card” dos Estados Unidos da América”. ...
  2. Visto Temporário. ...
  3. Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM)

90 dias

Normalmente o turista que venha ao Brasil com seu VIVIS (visto turismo) eu seu passaporte ele tem um prazo de 90 dias de estada legal, porém alguns países podem prorrogar por mais 90 dias conforme a legislação vigente no quadro Quadro Geral de Regime de Vistos para a Entrada de Estrangeiros no Brasil.

Enquanto o termo “estrangeiro”, utilizado na lei 1980, chama atenção para a presença de pessoas alheias ao território nacional, a palavra migrante, no contexto da lei de 2017, indica um sujeito de direito, que pode ou não ser natural do país, já que a lei trata tanto da situação de brasileiros no exterior, como de ...

Assim, fica garantido aos refugiados no Brasil o respeito aos direitos humanos, o direito à não discriminação, à igualdade de tratamento, ao trabalho, à educação pública, à assistência pública, à liberdade, à previdência social, à proibição de expulsão ou rechaço do território nacional, entre outros.

As políticas migratórias são exemplos de regulamentação realizada pelo Estado em que, por meio das leis, indicam as condições gerais de tratamento dos fluxos em coerência com os tratados internacionais de direitos humanos para a proteção do indivíduo.

A deportação é o processo de remoção do imigrante irregular ou de imigrante regular que tenha cometido crime. A deportação é mais frequentemente involuntária, porém poderá, em alguns casos, a critério do juiz de imigração responsável pelo caso, ser voluntária.