Qual foi o experimento de Thomas Edison?

Perguntado por: imachado5 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 15 votos

A combinação de um material incandescente eficiente (um filamento de carbono), um estado de alto vácuo internamente ao bulbo e uma alta resistência associada a uma distribuição energética economicamente viável deram a Edison o título de inventor da primeira lâmpada incandescente comercial da história.

  • Lâmpada incandescente
  • Fonógrafo
  • Cinetoscópio
  • Cilindro fonográfico
  • Câmera cinematográfica
  • Caneta elétrica de estêncil

A corrida pela luz
Em 1809, Humphry Davy, importante químico britânico da Royal Society, cria um arco luminoso a partir de uma tira fina de carbono colocada entre os dois polos de uma bateria. Esse experimento daria origem à famosa lâmpada de Davy e seria o princípio fundamental por trás das lâmpadas elétricas.

Lâmpada elétrica
Thomas Edison usou um filamento de carvão posto dentro de um bulbo de vidro do qual se havia extraído o ar. Em outubro de 1897, a grande vitória de Edison: a primeira lâmpada elétrica se manteve acesa durante 40 horas seguidas. Nos anos seguintes o inventor aperfeiçoou sua lâmpada.

A lâmpada eléctrica foi, provavelmente, a mais influente das suas invenções. Mas este inventor deixou mais de 2 mil patentes: pela primeira vez conseguiu registar e reproduzir a voz humana (no fonógrafo), melhorou o telefone e criou a câmara de filmar.

Thomas Edison

Interessante o fato de que Thomas Edison era contrario a pena de morte, sendo reconhecidamente um cientista humanitarista, com inúmeras invenções que modificaram a vida humana. A cadeira elétrica é uma delas.

Thomas Edison

Em 1879, Thomas Edison inventou a lâmpada elétrica.

A invenção da lâmpada revolucionou não só toda a indústria, possibilitando a criação de muitos outros dispositivos e máquinas, já que continha eletricidade, como melhorou a qualidade de vida das pessoas. Quando a produção em escala dela começou, as pessoas podiam desfrutar de sua luz.

7 - Lâmpada incandescente
Em 1879, uma lâmpada feita com algodão carbonizado dentro de um bulbo a vácuo brilhou por 45 horas seguida e representou o início da “Era da Eletricidade”, substituindo o uso de velas, lampiões a gás e tochas de madeira.

A invenção da lâmpada
Segundo a história, foram mais de 1000 tentativas até chegar em um resultado de sucesso, e foi a partir daí que Thomas inspirou diversas pessoas a persistirem em seus objetivos, já que para ele as tentativas não haviam sido falhas e sim descobertas de fazer uma lâmpada de mil maneiras diferentes.

lâmpada incandescente

Sua invenção de maior sucesso foi a lâmpada incandescente, criada em 1879. Teve um embate com Nikola Tesla que ficou conhecido como “guerra das correntes”. Ao fim de sua vida, era dono de mais de duas mil patentes.

1879

Em 1879, registra-se a primeira utilização da luz elétrica no Brasil, na estação Rio da estrada de Ferro D. Pedro II, quando foram instaladas 6 lâmpadas a arco voltaico “velas Jablochkoff”, alimentadas por dois dínamos “Gramme”.

A História da eletricidade tem seu início no século VI a.C., na Grécia Antiga, quando o filósofo Thales de Mileto, após descobrir uma resina vegetal fóssil petrificada chamada âmbar ( elektron em grego), esfregou-a com pele e lã de animais e pôde então observar seu poder de atrair objetos leves como palhas, fragmentos ...

Nesta entrevista exclusiva à CH, ela fala de sua paixão pelos sistemas de escrita, bem como da longa e diversificada história do que é classificado como a maior invenção humana de todos os tempos, cuja origem é associada a marcas escavadas na argila molhada pelos Sumérios, há cerca de 3 mil anos a.C.

Surdez - Thomas Edison tornou-se surdo durante a adolescência. É certo que ele passou por vários problemas de saúde relacionados ao sistema auditivo quando era criança, mas há quem diga que o cientista ficou surdo por causa de um puxão de orelha ou por ter levado muitas pancadas de um chefe estressado.

A primeira grande invenção revolucionária, sem dúvida, foi o fogo, descoberto há mais de 300 mil anos, pelo homem primitivo. O fogo surgiu pela manifestação da natureza, quando raios acertavam as árvores.