Qual foi a principal contribuição do marxismo para a ciência?

Perguntado por: orodrigues . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 19 votos

Como método dialético, a principal contribuição do marxismo para a prática da pesquisa no campo das ciências humanas tem a ver com a utilização, obrigatória e sistemática, da abordagem histórica, na busca de se identificarem os processos sociais em seu evolver histórico.

A principal contribuição da teoria marxista para a filosofia reside no conceito de materialismo histórico dialético. Essa concepção filosófica opera uma reviravolta no que se entendia por dialética até então, de Platão a Hegel.

Marx não desenvolveu uma teoria específica sobre a ciência ou a tecnologia. O que aparece como central na obra desse autor são as relações de produção, as relações trabalhistas, a questão da divisão de classes e outros.

As contribuições teóricas de Marx para a sociedade atual são imprescindíveis, pois na concepção sociológica, as classes são bem divididas. Uma classe é a dos operários e a outra é a dos capitalistas, ambas distintas, visto que o benefício de uma é o prejuízo da outra.

Como corrente teórica, o marxismo oferece um método específico para a análise social de alguns aspectos da sociedade moderna, especialmente aqueles ligados aos conflitos de classe e a organização produtiva. O marxismo é uma teoria sobre a evolução da sociedade que pretende explicar cientificamente o capitalismo.

Junto a Friedrich Engels, elaborou uma teoria política que embasou o chamado socialismo científico. Suas contribuições para a Filosofia Contemporânea incluem, além da análise social e econômica, um novo conceito de dialética, baseado na produção material da humanidade.

A principal característica do marxismo é a busca da revolução do proletariado, já que essa classe social era explorada pela burguesia dominante.

Marx tinha como principal objetivo entender o capitalismo e propunha através de sua obra uma ampla transformação política econômica e social, um aspecto particular de suas teorias é o fato de sua obra ser destinada a todos os homens e não apenas aos estudiosos de economia, política e da sociedade, em sua obra existe um ...

Karl Marx (1818–1883) foi um filósofo e revolucionário socialista alemão. Criou as bases da doutrina comunista, na qual criticou o capitalismo. Com suas obras filosóficas, Marx deu origem a um conjunto de ideias que foram chamadas de Marxismo e se tornou doutrina oficial dos países de regime comunista.

Deu origem a uma filosofia da historia de caráter universalista que inspirou a constituição de Estados ditos socialistas, com base no método dialético de Hegel. Apontou as disfunções intrínsecas à economia capitalista, mostrando a oposição de interesses entre a burguesia e o proletariado.