Qual foi a primeira metrópole brasileira?

Perguntado por: fpires . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 14 votos

As três cidades passaram a figurar entre as atuais 15 metrópoles brasileiras. Com a ascensão de Campinas, São Paulo se tornou a primeira unidade da federação a ter duas metrópoles.

As duas primeiras metrópoles no país foram São Paulo e Rio de Janeiro, refletindo a concentração industrial, econômica e urbana da região do Sudeste brasileiro que marcou a história do desenvolvimento nacional. Em seguida, outras cidades do mesmo tipo emergiram, como Belo Horizonte, Recife e Salvador.

BERLIM. Uruk, chamada hoje de Warka, a 260 km ao Sul de Bagdá, foi há cinco mil anos a primeira metrópole da Humanidade.

A cidade de São Paulo é considerada a principal metrópole do Brasil. As metrópoles são grandes cidades que exercem vasta influência em termos políticos, econômicos e culturais.

São Paulo, a maior delas, possui o status de grande metrópole nacional, enquanto Rio de Janeiro e Brasília compartilham o posto de metrópoles nacionais. As demais metrópoles são Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Salvador e Manaus.

São Paulo

As maiores metrópoles brasileiras são as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife e Belo Horizonte. São Paulo é a única pertencente à categoria de Grande Metrópole Nacional, enquanto Brasília e Rio de Janeiro são classificadas como Metrópoles Nacionais.

Existem atualmente 12 centros urbanos classificados entre as metrópoles brasileiras. Ouça o texto abaixo! As metrópoles são centros urbanos de grande porte e caracterizam-se pelo poder de atração e influência que exercem sobre um grande número de cidades em seu entorno.

O intenso crescimento urbano promoveu o surgimento das metrópoles, essas correspondem a grandes áreas urbanas constituídas pela união entre duas ou mais cidades e é formada pelo fenômeno de conurbação, geralmente as metrópoles exercem grande influência nas outras cidades de menor expressão, nesse contexto podemos citar ...

Embora a ascensão de São Paulo tenha sido provocada exclusivamente pelo sucesso do café, a cidade conseguiu em pouco tempo criar atrativos para a instalação de um parque industrial relevante e diversificado, que por sua vez impulsionou a expansão do setor terciário.

São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Salvador e Manaus completam o grupo das metrópoles.

Após a chegada da expedição marítima portuguesa, liderada por Pedro Álvares Cabral, em 22 de abril de 1500, nas terras que, posteriormente, viriam a ser chamadas de Brasil, Portugal passou a ocupar pequenos pontos isolados na costa marítima brasileira.

Metrópole é, portanto, a cidade mãe. Em termos históricos, a palavra metrópole era usada para falar das nações europeias em relação às suas colônias nos novos continentes. Exemplo: "O Brasil reportava-se à sua metrópole, Portugal, sobre os rendimentos".

O Recife é a nona cidade mais populosa do Brasil e a terceira do Nordeste, registrando 1.488.920 habitantes, segundo os resultados do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta quarta-feira (28).

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro: segunda maior capital brasileira, onde habitada por 6.747.815 pessoas. Sua densidade demográfica era de 5.265,82 hab/km2 em 2010. Brasília: possui, de acordo com as estimativas do IBGE para 2020, 3.055.149 de habitantes, sendo a terceira maior do país. Sua densidade demográfica é de 444,66 hab/km².