Como a religião ajuda as pessoas?

Perguntado por: rgoulart5 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 20 votos

A religião permite conhecer o local onde as pessoas vivem seus valores em uma cultura. Ela é influenciada pela cultura, mas ela também influencia a cultura daqueles que vivem em seu entorno. A religião permite um conhecimento maior dos valores que envolvem uma dada sociedade, principalmente seus valores éticos.

Entre as inúmeras finalidades da religião, há o de oferecer conceitos, regras e princípios para a ação moral e, ainda, fortalecer a esperança num destino superior e mais digno da alma humana.

No ambiente religioso, há uma atmosfera extenuante de satisfação, emoção e esperança de que a benção seja alcançada. A religião também influencia positivamente sobre o estado de saúde, porque ensinam e cobram de seus fiéis, comportamentos de proteção, e de condução à saúde.

As religiões ou igrejas podem ajudar as pessoas a buscarem compreensão sobre o sentido da vida, a enfrentarem com coragem e esperança os momentos difíceis, como a doença, a morte, bem como celebrarem e compartilharem os momentos felizes da vida.

É inegável a grande contribuição para o desenvolvimento humano, a partir disto, compreendemos que as religiões podem ser um significativo movimento em busca da harmonia, paz, progresso e dignidade humana.

A religião na vida das pessoas
Em muitas comunidades religiosas, as pessoas juntas, buscam vivenciar a fé, celebrar a vida, cultivar a paz e praticar a caridade. Geralmente em uma comunidade religiosa, as pessoas compartilham as mesmas crenças, seguem os mesmos ensinamentos e buscam construir um mundo melhor.

Crenças e costumes religiosos influenciam marcadamente a formação de sistemas de valores morais, sociais e, inclusive, políticos e econômicos (Basáñes & Moreno, 1994). Diferentes definições de religião podem ser encontradas na literatura.

A relação entre religião e sociedade é um fato que se verifica tanto na história das religiões, quanto na história das sociedades. É uma relação que assume características diferentes, conforme os tempos e os contextos.

Diversos estudos já nos mostraram que pacientes religiosos apresentam desfechos diferentes em suas doenças, como internações mais curtas, menor consumo de analgésicos e menos incidência em algumas doenças, como as coronarianas (infarto do miocárdio) e hipertensão.

Os membros da Igreja podem servir missão humanitária, facilitar cursos de autossuficiência e ser voluntários no armazém do bispo e nas lojas das Indústrias Deseret. Podem também cuidar dos necessitados por meio de projetos de serviço locais, doações de sangue, designações de ministração, oração e muito mais.

Muitas religiões contribuem para a humanização das sociedades humanas quando buscam ajudar as pessoas a serem felizes e solidárias umas com as outras, bem como, quando promovem a defesa da vida, do bem comum, da justiça, da paz, da fraternidade e do respeito entre todos os povos.