Quais são os deveres do marido no casamento?

Perguntado por: aapolinario5 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 5 votos

De acordo com o artigo 1.566 do Código Civil, ambos os cônjuges têm o dever de fidelidade recíproca, vida em comum no domicílio conjugal, mútua assistência, sustento, guarda e educação dos filhos e respeito e consideração mútuos. Art. 1.566.

Assim, o casal é obrigado, cada um na proporção de seus bens e da sua renda, a sustentar a família e a educar os filhos, qualquer que seja o regime de bens do casamento.

Nos termos do artigo 1672.º do Código Civil (CC), os cônjuges estão reciprocamente vinculados pelos deveres de respeito, fidelidade, coabitação, cooperação e assistência.

Em Efésios 5.28, vemos que “quem ama a esposa, a si mesmo se ama.” Assim, quando o homem ama, zela e cuida da sua esposa, está amando, zelando e cuidando de si mesmo.

O marido não deve permitir que a mãe controle sua vida depois que ele se casou. Esse não é o padrão bíblico. Em vez disso, Jesus ensinou que o marido e a esposa devem se tornar um quando se casam e que ninguém deve se colocar entre eles para os separar. O relacionamento conjugal torna-se a mais elevada prioridade.

Representar legalmente a família (CC, artigos 1.634, V e 1.690; Fixar o domicílio da família (CC, artigo 1.569 e 1.567, parágrafo único); Proteger o consorte na sua integridade física e moral; Colaborar nos encargos (CC, artigo 1.565, I, 567 e 1.568);

Toda pessoa tem o dever de auxiliar, alimentar, educar e amparar os seus filhos menores de idade, e os filhos têm o dever de honrar sempre os seus pais e de os auxiliar, alimentar e amparar sempre que precisarem. Deveres para com os filhos e os pais. Artigo XXXI.

Os direitos básicos da esposa em uma separação ( casamento ou união estável) são: permanecer ou não com o sobrenome do ex-marido (exceto U.E), divisão dos bens e pensão alimentícia.

Que seus pensamentos e ações inspirem confiança e fé. Que sua linguagem seja limpa e o tempo que passam juntos, edificante. Não deixem que nada na vida tenha prioridade sobre sua esposa — nem seu trabalho, seu lazer ou hobby.

Ele não a menospreza, mas fortalece sua autoconfiança com seu comportamento. Você pode contar com ele em todos os momentos da vida - ele é sua pessoa favorita que sabe compartilhar bons e maus momentos com você.

Reciprocidade e Respeito Mútuo
A reciprocidade e o respeito mútuo são elementos fundamentais para um casamento saudável e forte. Além disso é importante para o homem em um casamento, eles valorizam uma parceira que os tratam como iguais, reconhecendo e valorizando suas opiniões, contribuições e individualidade.

Cuidar da casa é dever da esposa, do marido, dos filhos e de quem mais vive sob o mesmo teto e ponto final. Neste sentido, uma coisa é certa: alguém tem que ficar responsável pelo planejamento. Aqui em casa, por exemplo, eu sentei com o meu marido pra entender como poderíamos dividir as tarefas.

Isso traz consigo o mandamento de que o pai seja o provedor das necessidades da família. Essas necessidades são mais do que alimento, roupa e teto.

Mas lembre-se: o casamento vem em primeiro lugar. Sua mulher é prioridade, mais que os filhos. Lembre-se do que você prometeu a ela diante de Deus: amá-la, respeitá-la e dar a sua vida por ela, caso seja necessário.