Qual é a diferença entre colônia e metrópole?

Perguntado por: areis . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 19 votos

No texto o termo Metrópole se refere ao país colonizador no caso do Brasil a metrópole foi Portugal. O Brasil colônia, não prosperou, ao contrário da Nova Inglaterra (Estados Unidos da América), que foi o embrião do desenvolvimento norte-americano.

forma de colonização que se desenvolveu nas Américas
A grande diferença entre essas duas formas de colonização é que a primeira ajudou a desenvolver a colônia, enquanto na segunda todos os bens e recursos eram destinados à metrópole.

A relação entre a metrópole e a colônia era baseada no pacto colonial, um conjunto de leis e normas que garantiam o monopólio comercial e político da metrópole sobre a colônia. A metrópole impedia a colônia de produzir manufaturas, de comerciar com outros países e de desenvolver um mercado interno.

As metrópoles precisaram buscar novas alternativas de mercado, em que as colônias vieram a solucionar grandes dos problemas comerciais metropolitanos: primeiro a falta de mercado para se exportar; e segundo a obtenção de insumos baratos para beneficiamento nas manufaturas metropolitanas.

Uma colónia é um conjunto de pessoas provindas de um mesmo território e que se estabelecem noutro. O termo também é usado para evocar o lugar onde se estabelecem estas pessoas e, por extensão, o território que é dominado por uma potência estrangeira.

A colônia é um perfume considerado mais leve. “Elas são menos concentrados quando comparados aos Eau de Parfum”, explica o perfumista Isaac Sinclair. Mas não é só isso. Vem descobrir mais sobre essa categoria de perfume amada tanto aqui no Brasil quanto na Europa.

As colônias tinham a função de complementar e economia européia, e para tal concentravam-se na produção em grande escala de alguns gêneros agrícolas, altamente lucrativos como o açúcar, algodão ou ainda de minérios. Isso tornava a produção colonial altamente especializada e voltada para os interesses da metrópole.

A cidade de São Paulo é considerada a principal metrópole do Brasil. As metrópoles são grandes cidades que exercem vasta influência em termos políticos, econômicos e culturais.

Eram colonos os senhores de engenho, os fazendeiros, os lavradores, os proprietários de lavras auríferas e de oficinas artesanais, os donos de charqueadas e os criadores de gado.

O chamado “Pacto Colonial”, ou “Exclusivo Metropolitano”, foi uma das medidas administrativas aplicadas pelo Mercantilismo, isto é, o sistema econômico adotado pelos modernos Estados Europeus, entre os séculos XVI e XVIII.

Nesse período, as colônias tinham uma relação única e exclusiva com suas metrópoles, fornecendo a elas matérias-primas e recebendo delas os seus produtos então manufaturados – uma vez que a industrialização ainda não havia acontecido.

A região Sul era composta pela colônia de exploração. Nesse sistema, o lucro obtido através da exportação dos produtos agrícolas era o grande objetivo dos colonos e para que eles pudessem garantir que a produção chegasse à Europa em grande escala, se utilizavam da mão de obra escrava.

Visto que as colônias eram os territórios conquistados pela metrópole, a colônia de exploração servia como um gerador de lucro para a metrópole, que estava interessada em explorar os recursos da região conquistada e enviar todos os lucros obtidos para o país de origem.