Qual a diferença entre uma megalópole é uma megacidade?

Perguntado por: rgarcia . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Tem mais depois da publicidade ;) Já megacidade, diferentemente de megalópole, não é um termo econômico nem urbano, mas demográfico. Esse conceito foi criado pela ONU para designar todas as cidades do mundo que possuem uma população superior a 10 milhões de habitantes.

O termo megacidade surgiu na década de 1990 e, conforme a definição da Organização das Nações Unidas (ONU), uma megacidade é toda e qualquer área urbana com população igual ou superior a 10 milhões de habitantes.

As megalópoles são formadas pela junção de várias metrópoles. O termo megalópole se aplica há um conjunto de regiões metropolitanas, cujo crescimento urbano acelerado leva o contato da área de influência de umas com as outras.

Por definição, uma megacidade trata-se de uma cidade sede de uma aglomeração urbana que totalizada mais de dez milhões de habitantes e que possua um processo eficiente de urbanização. Por sua vez, uma cidade global trata-se de uma cidade considerada importante no sistema econômico global.

Alguns exemplos: Londres (Reino Unido), Moscou (Rússia), Paris (França), Rio de Janeiro e São Paulo (Brasil).

No Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro são as duas megacidades do país.

O estudo "Megacities: Developing Country Domination" (Megacidades: Dominação de Países em Desenvolvimento) aponta que São Paulo e Rio de Janeiro são as únicas megacidades do Brasil - o termo serve para cidades cujo território é habitado por mais de 10 milhões de pessoas.

Tokkaido

A maior megalópole do mundo, Tokkaido, fica localizada no sudeste do Japão. Possui mais de 80 milhões de habitantes, sendo formada pelas seguintes metrópoles: Tóquio; Kawasaki; Nagoya; Quioto; Kobe; Nagasaki e Osaka. Para se ter uma ideia, essa megalópole concentra mais de 80% da população do Japão.

TÓQUIO

#1: TÓQUIO (Japão)

Megalópole seria o aglomerado (conurbação) de várias metrópoles ou regiões metropolitanas como, por exemplo, a faixa que se estende pela costa norte-americana desde Boston a Washington e compreende Nova York, Filadélfia e Baltimore, constituindo a maior megalópole do mundo.

Enquanto a metrópole é uma grande cidade, a megalópole é a aglomeração de várias metrópoles. E essa aglomeração ocorre a partir do fenômeno da conurbação.

São Paulo é a grande metrópole nacional ocupando, isoladamente, a posição de maior hierarquia urbana do país com uma rede de influência que concentra 49 milhões de habitantes em 2018 e mais de R$ 2 trilhões anuais de PIB, o que corresponde a 23,6% da população e 33,3% da renda total do país.