Qual é o verdadeiro significado da cruz?

Perguntado por: imoreira . Última atualização: 13 de julho de 2023
4.9 / 5 14 votos

Para ela, o símbolo representa o momento em que Jesus Cristo sofreu sua crucificação, antes da ressureição. De acordo com a Bíblia, Jesus Cristo entrega na cruz a própria vida em nome do amor ao próximo.

A cruz representa a nossa história de dor: são as doenças, a morte que nos visita quando menos esperamos de maneiras tão diversas, a perda do emprego, a traição dentro da família, etc. O cristão, porém, carrega a sua cruz de maneira diferente. A sua cruz só tem sentido se, como a de Jesus, for carregada com amor.

I Coríntios 1,23-24). Temos de amar a Cruz, amar o Cristo pregado nela! É no Cristo crucificado que somos resgatados, salvos e libertos de toda a maldição, impureza e ação diabólica que ronda este mundo em que vivemos.

A cruz de Cristo é a chave que nos abre à eternidade, é a bênção que supera toda maldição da existência humana contaminada e estragada por causa do pecado. A cruz de Cristo é a chave que nos abre para a vida nova!

Os cristãos comemoram o sacrifício de Jesus Cristo, acreditando que isso lhes oferece a promessa de perdão e vida eterna. A cruz às vezes também assumiu significados mais sombrios como um símbolo de perseguição, violência e até racismo.

O poder da cruz: poder para colocar todas as coisas em ordem
O poder que nos foi dado pela palavra da cruz é um poder pelo qual podemos colocar todas as coisas em ordem de acordo com a sabedoria de Deus. Pensamentos e argumentos inteligentes não podem levar ninguém à unidade perfeita, mas a palavra da cruz pode.

Para o médico Zugibe, Jesus carregou, em seu caminho até o local da execução, apenas a parte horizontal. Ele escreveu que a estaca vertical costumava ser mantida no local das crucificações, fora da cidade. E baseou-se no fato de que a parte horizontal pesava cerca de 22 quilos.

Acima do corpo de Jesus, no alto da cruz, aparece uma tabuleta com 4 letras: INRI. Em latim, Iesus Nazarenus Rex Iudeum (Jesus Nazareno, Rei dos Judeus). Havia, na época, uma prática comum de se colocar em tabuleta, na própria cruz, o motivo da morte do condenado.

23 E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua acruz, e siga-me. 24 aPorque, qualquer que quiser salvar a sua vida, bperdê-la-á; porém qualquer que, por causa de mim, perder a sua vida, a salvará.

Foi por amor que Jesus morreu. Sua morte foi o meio pelo qual o amor de Deus nos alcançou. Não foi um amor por obrigação e sua morte não foi forçada. A morte de Cristo foi um ato voluntário, amoroso e expiatório, isto é, um sacrifício do justo pelo injusto.

A mensagem da cruz é o próprio Evangelho em sua plenitude. Isso significa que a palavra da cruz é a revelação de Deus centrada na obra de Cristo, isto é, na encarnação e crucificação de Cristo. A mensagem da cruz fala unicamente de Cristo. Na mensagem da cruz não há espaço para qualquer habilidade ou realização humana.

Para os católicos, a cruz, como lugar do sacrifício de Cristo, é o princípio da salvação dos homens. Os cristãos a veneram professando nela sua esperança: “Salve, ó Cruz, única esperança” (CIC 617). Ela é entendida como uma ponte para o bem, o caminho mais correto, que liga o homem a Deus.

Tomar sobre si a sua cruz e seguir o Salvador significa continuar com fé no caminho do Senhor e não nos deixar levar por hábitos mundanos.

A cruz, instrumento de suplício no qual Jesus morreu, passou a ser um símbolo do cristianismo e também símbolo da Páscoa. Antes símbolo de condenação, com a morte de Cristo tornou-se símbolo de salvação. A cruz, na Páscoa, relembra que Jesus venceu a morte e, glorioso, passou a viver seu Reino de justiça e de paz.

Sem a cruz, não haveria a justificação e nem substituição, ninguém seria santificado e nem adotado como filho de Deus, não haveria uma mensagem proclamadora de redenção e os homens continuariam se gloriando em si mesmos. Enfim, sem ela, não haveria salvação e muito menos Cristianismo.

O PEIXE É O MAIS ANTIGO SÍMBOLO DE CRISTO, NO MAR DIVINO DA GRAÇA, VIVEMOS MERGULHADOS, SOMOS PEIXINHOS DE CRISTO POR ELE MUITO AMADOS. O OVO É O SÍMBOLO DA VIDA QUE SURGE REPENTINAMENTE. SIMBOLIZA A RESSURREIÇÃO.