Qual a idade para se batizar segundo a Bíblia?

Perguntado por: aalmeida . Última atualização: 13 de julho de 2023
4.7 / 5 15 votos

Como as criancinhas não são responsáveis ou capazes de cometer atos pecaminosos, elas não precisam do batismo. Em nossos dias, o Senhor revelou que “seus filhos serão batizados para a remissão de seus pecados quando tiverem oito anos de idade” (Doutrina e Convênios 68:27).

A resposta finalmente veio quando o Senhor descreveu como os pais deveriam ensinar o evangelho aos filhos. Ele disse: “E seus filhos serão batizados para a remissão de seus pecados quando tiverem oito anos de idade; e receberão a imposição das mãos” (Doutrina e Convênios 68:27).

A resposta é: não, a Igreja Católica, a rigor, não estabelece uma idade para os batizandos. No entanto, muitos pais optam por batizar seus filhos antes que eles completem um ano de idade. Assim, estão em sintonia com a sugestão da Igreja de batizá-los o quanto antes.

Qualquer pessoa, de qualquer idade, desde que não tenha recebido o Sacramento do Batismo e que o queira, pode ser batizada na Igreja Católica.

Todo indivíduo que faz oito anos de idade e é responsável por suas ações deve ser batizado. Algumas igrejas ensinam que as criancinhas devem ser batizadas. Isso não está de acordo com os ensinamentos do Salvador. Quando Jesus falou das criancinhas, disse: “[das] tais é o reino dos céus” (Mateus 19:14).

2.000 anos

Jesus Cristo foi batizado há mais de 2.000 anos, no entanto, o batismo é tão relevante para as pessoas de hoje como o era no passado.

18 Em verdade vos digo que tudo o que aligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu. 19 Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que apedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus.

Desejar ser batizado. Apresentar-se com o coração quebrantado e o espírito contrito. Arrepender-se de todos os pecados. Estar disposto a tomar sobre si o nome de Cristo.

30 anos

Na época de Jesus, existiam muitos movimentos que pregavam a conversão e a ira de Deus pela humanidade pecadora. João Batista era líder de um grupo desse tipo, e foi justamente ele quem batizou Jesus. Nessa época, Jesus devia ter uns 30 anos, ou seja, era adulto.

Martim Lutero é categórico ao dizer que “onde não existe ou não se consegue essa fé, de nada nos serve o batismo”. O batismo acontece em nome do trino Deus: Pai, Filho e Espírito Santo. Dele fazem parte a palavra de lei e evangelho, a água e a comunidade de Cristo.

O Batismo pode ser feito em qualquer idade, mas geralmente é realizado quando somos ainda bebês, para que nos tornemos cristãos o quanto antes e nos purifiquemos do pecado original.

Por razões teológicas, ou pelo sentido que dão ao sacramento, a Igreja Católica tem reservas quanto à validade do batismo realizado em algumas Igrejas e considera inválido o batismo de certas expressões religiosas.

Não há um impedimento doutrinário para que essas crianças sejam batizadas, mas há a “exigência pastoral”: pais e padrinhos devem apresentar à Igreja a garantia de que a criança será educada na fé cristã.