Qual é o santo que é da chuva?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 13 de julho de 2023
4.8 / 5 11 votos

São Pedro

São Pedro, santo das chuvas: Confira a celebração em Boa Vista.

São Pedro

É bem verdade que, no Brasil em geral, o principal Santo relacionado às chuvas é São Pedro. Na Igreja Católica, inclusive, ele é reconhecido como o guardião das “portas do céu”. Ou seja: cabe a ele controlar as águas que caem sobre a terra.

Santo da chuva
Em certa passagem bíblica, Jesus se dirige a Pedro conferindo-lhe poder. “Eu te darei as chaves do reino dos céus e o que ligares na Terra será ligado nos céus”. Em função disso, ele passou a ser retratado nas imagens e quadros como um velhinho que segura as chaves do reino dos céus.

É preciso lembrar que São Pedro é o santo padroeiro dos pescadores, porque era pescador; mas também dos viúvos e viúvas, porque era viúvo; e dos porteiros, porque Jesus Cristo lhe confiou as chaves do Reino dos céus.

Pedro torna-se um dos principais apóstolos de Jesus. Pedro, seguindo Jesus, assumiu um importante papel na missão de “cristianizar”. Enquanto Jesus se encontrava fisicamente entre o povo, Pedro acompanhou vários de Seus milagres. Foi colocado em função de importância dentro da comunidade cristã.

"Deus do universo, em quem vivemos, nos movemos e existimos, concedei-nos a chuva necessária, para que, ajudados pelos bens da terra, aspiremos com mais confiança aos bens do Céu. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo". É este o texto da oração proposta.

Tlaloc

Na mitologia asteca, Tlaloc é o deus da chuva, o senhor do raio, do trovão, do relâmpago, do terceiro sol, senhor de um dos paraísos (Tlalocan). Assim como Quetzalcoalt, Tlaloc era um deus de Teotihuacan, que foi incorporado pelos Astecas quando conquistaram essa cidade.

"Em dado momento do evangelho de Mateus, Pedro pergunta a Jesus se é lícito pagar impostos, e o mestre afirma que sim. E pede para que Pedro pagasse seu imposto e o de Jesus também, com uma moeda que encontraria na boca de um peixe que pescaria. É um milagre, mas, se observa a importância do apóstolo.

O Senhor manda a chuva para regar a terra; assim o solo fica rico e produz muito.

Dando continuidade aos festejos juninos, hoje é dia de São Pedro ! O "porteiro dos céus" também é comemorado no nordeste brasileiro, assim como Santo Antônio e São João.

São Pedro e simpatias
Essas tradições podem variar de acordo com a região e a cultura, mas geralmente envolvem pedidos de proteção, sorte e auxílio em situações específicas. Muitas pessoas recorrem ao santo por acreditarem que ele tem o poder de interceder em favor delas diante de desafios e dificuldades.

O santo que vive no sol: Padre Cícero.