Qual é o símbolo da religião católica?

Perguntado por: nnovais . Última atualização: 13 de julho de 2023
4.3 / 5 10 votos

Os símbolos e os sentidos simbólicos dos objetos sacros da religião Católica são imensos e complexos, contudo os objetos que serão aqui estudados são: a Cruz, o Cálice, a Ambula ou Cibório, o Ostensório e o Sacrário.

A cruz, instrumento de suplício no qual Jesus morreu, passou a ser um símbolo do cristianismo e também símbolo da Páscoa. Antes símbolo de condenação, com a morte de Cristo tornou-se símbolo de salvação. A cruz, na Páscoa, relembra que Jesus venceu a morte e, glorioso, passou a viver seu Reino de justiça e de paz.

  • Cruz (Cristianismo) Comecemos pelo trivial: a tradição ocidental está repleta de representações da cruz, certamente o símbolo mais conhecido dentre todos desta lista. ...
  • Peixe (Cristianismo) ...
  • Crescente e estrela (Islamismo) ...
  • Estrela de Davi (Judaísmo) ...
  • Menorá (Judaísmo)

Para os católicos, a cruz, como lugar do sacrifício de Cristo, é o princípio da salvação dos homens. Os cristãos a veneram professando nela sua esperança: “Salve, ó Cruz, única esperança” (CIC 617). Ela é entendida como uma ponte para o bem, o caminho mais correto, que liga o homem a Deus.

Jesus, símbolo de Deus.

I Coríntios 1,23-24). Temos de amar a Cruz, amar o Cristo pregado nela! É no Cristo crucificado que somos resgatados, salvos e libertos de toda a maldição, impureza e ação diabólica que ronda este mundo em que vivemos.

O Símbolo da Fé é o conteúdo resumido da fé dos cristãos. É o Credo cristão. Como tal, ele reúne as verdades centrais do ser-cristão e do para ser cristão. Ele expressa a fé que se professa no batismo, é a base de todo ensinamento catequético cristão e princípio normativo-doutrinal de toda a ortodoxia cristã.

Os símbolos são importantes elementos na representação do sagrado e na sua comunicação, cumprem a função de comunicar ideias agregando significados diversos. A palavra símbolo significa juntar, agregar, unir elementos. Existe diferença entre símbolos e sinal, embora muitas vezes se pareçam.

Símbolos da Umbanda
Antes de iniciar as cerimônias na Umbanda é comum uma pessoa iniciada riscar o chão com símbolos diversos: estrelas, cruzes, tridentes, traços retos ou curvos, etc.

Trata-se de um símbolo de prosperidade e abundância. Também pode significar fertilidade. Para os chineses, o peixe simboliza a sorte. Já a carpa representa resistência, coragem e perseverança.

"Ele tem muitos significados, mas é um sinal de compromisso que eu carrego de fé". Já o jovem Gabriel Adolfo, de 24 anos, leva no pescoço duas cruzes, uma de madeira e a outra de metal. Ele diz que “entende a cruz como uma marca e com vários significados. É o sinal do amor redentor de Jesus.

Cruz Missioneira: Símbolo de fé redobrada e proteção nas Missões.

Ferro (Fe): o que é, propriedades, usos e obtenção do metal. O ferro é um metal de transição localizado no grupo 8 da Tabela Periódica. Esse elemento químico apresenta símbolo Fe, número atômico 26 e massa atômica 55,847 u.

O PEIXE É O MAIS ANTIGO SÍMBOLO DE CRISTO, NO MAR DIVINO DA GRAÇA, VIVEMOS MERGULHADOS, SOMOS PEIXINHOS DE CRISTO POR ELE MUITO AMADOS. O OVO É O SÍMBOLO DA VIDA QUE SURGE REPENTINAMENTE. SIMBOLIZA A RESSURREIÇÃO.

Individual e coletivamente, os Doze possuem as chaves e confirmaram a autoridade para exercer todas elas ao Apóstolo mais antigo, o homem que deve presidir a Igreja. Erguer o braço é um costume que existe desde os tempos antigos, demonstrando quando Moisés lutou com os ladrões amalequitas, os destruidores do deserto.

A cruz representa a nossa história de dor: são as doenças, a morte que nos visita quando menos esperamos de maneiras tão diversas, a perda do emprego, a traição dentro da família, etc. O cristão, porém, carrega a sua cruz de maneira diferente. A sua cruz só tem sentido se, como a de Jesus, for carregada com amor.