Como explicar Romanos 8 26 27?

Perguntado por: dagostinho . Última atualização: 14 de julho de 2023
4.6 / 5 17 votos

Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis. Pensamento: A maioria de nós enfrentará circunstâncias difíceis nas nossas vidas.

Paulo anuncia, portanto, uma segunda forma de prestação de ajuda pelo Espírito. Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza.

26 E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.

26 E da mesma maneira, também o Espírito ajuda as nossas afraquezas; porque não sabemos o que havemos de bpedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com cgemidos inexprimíveis. 27 E aquele que examina os corações, sabe qual é a intenção do Espírito; porquanto ele, segundo Deus, aintercede pelos santos.

O Espírito Santo é um professor da verdade e se estivermos dispostos a ouvir, Ele pode ensinar-nos todas as coisas. Os Mórmons também acreditam no ensinamento Bíblico de que o Espírito Santo nos pode consolar quando estamos tristes ou sós e nos ajuda a lembrar do amor de Deus por nós.

Paulo ensinou sobre as bênçãos de renascermos espiritualmente e de nos submetermos à vontade do Pai Celestial. Ele também ensinou sobre a rejeição de Israel ao convênio de Deus e sobre a propagação do evangelho entre os gentios.

Cada palavra dessa frase é densa de significado. Paulo proclama que, principalmente como cristãos, conhecemos o amor de Deus e estamos conscientes de que cada experiência humana faz parte do grande projeto divino de salvação.

Romanos 4–8 Paulo cita o exemplo de Abraão para ilustrar a doutrina da justificação pela fé. Ele expõe as doutrinas de salvação e ensina como essas doutrinas afetam a vida de todos os que têm fé em Cristo.

O Espírito Santo pode ajudá-lo a “saber a verdade de todas as coisas” (Morôni 10:5). Ele testifica do Pai Celestial e de Jesus Cristo, bem como de Seu papel divino, do amor de Deus e de todas as outras verdades eternas.

Como orar

  1. Comece a orar. Antes de começar, encontre um lugar tranquilo onde se sinta confortável. ...
  2. Converse com Deus. Fale com o coração e partilhe as suas esperanças e desejos, assim como as suas preocupações e problemas. ...
  3. Termine a sua oração. ...
  4. Aja de acordo com os seus desejos justos.

É preciso orar com fé para receber a companhia do Espírito Santo. Temos de acreditar com fé que Deus, o Pai, o Criador de todas as coisas, vive e quer que tenhamos o Espírito Santo, que Ele quer enviar-nos o Consolador.

26 Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. 27 E aquele que sonda os corações conhece a intenção do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus.

A blasfêmia contra o Espírito Santo é um pecado imperdoável conforme indicado na Bíblia Sagrada (Mateus 12:31; Marcos 3:28-30). Basicamente blasfemar contra o Espírito Santo significa “falar contra o Espírito Santo”. A pessoa que blasfema contra o Espírito Santo insulta Sua honra, Suas obras e Sua divindade.

O testemunho recebido antes do batismo, por aqueles que buscam a verdade sinceramente, vem por meio do poder do Espírito Santo. “O poder do Espírito Santo pode vir a uma pessoa antes do batismo e testificar que o evangelho é verdadeiro” (Guia para Estudo das Escrituras, “Espírito Santo”).

Para aumentar nossa capacidade de ser influenciados e orientados em nossa vida pelo Espírito Santo, como Néfi, precisamos cultivar o desejo de receber essa influência e orientação, exercer a fé no Senhor Jesus Cristo, “orar sempre e não desfalecer” (2 Néfi 32:9), e obedecer aos mandamentos.