Que que tá escrito em Provérbios 22 6?

Perguntado por: lresende . Última atualização: 14 de julho de 2023
4.6 / 5 18 votos

O texto de Provérbios 22:6, na Versão Almeida Revista e Atualizada no Brasil, está assim traduzido: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho, não se desviará dele.”

É necessário ensinar nossas crianças a guardarem os mandamentos do Senhor, pois os ensinamentos de Deus afastarão nossos filhos deste mundo pecaminoso. Provérbios diz que todo mandamento do senhor é a lâmpada para os pés.

Castigar com vara é disciplinar, amorosamente propondo valores, carinhosamente impondo limites. Castigar com vara é repreender com o olhar e aprovar com o sorriso, quando forem os casos. Castigar com vara é restringir horários (para brincar ou passear, de acesso o computador ou o videogame).

Pv 22:06 diz que nós devemos instruir os nossos filhos no caminho certo para que eles no futuro não se desviem. Vejo esse versículo como um mandamento e uma promessa ao mesmo tempo. É um dever dos pais cristãos educar os filhos nos caminhos do Senhor.

No geral, Provérbios 22 nos ensina a valorizar uma boa reputação, ser humilde e reconhecer nossas limitações, trabalhar duro e diligente, ser pai com sabedoria e disciplina, ser generoso e ajudar os necessitados. Ela nos encoraja a buscar viver uma vida que agrade a Deus e a buscar a excelência em tudo o que fazemos.

A recomendação do Salmista é que você não seja fiador de alguém e se for que logo se livre desse compromisso. Como hoje em dia, é comum ser fiador, quem assim optar por ser, deve estar disposto a sacrificar seus recursos para pagar a dívida. “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio.

Os filhos rebeldes que se arrependerem desfrutarão da salvação e de todas as bênçãos que a acompanham, mas a exaltação é muito mais do que isso. Ela precisa ser plenamente merecida. Saber quem será exaltado é uma questão que deve ser deixada para o Senhor em Sua misericórdia.

No Novo Testamento, o termo “vara” (rhabdos) se refere à autoridade dos salvos (Ap 2.27) e de Cristo (Ap 19.15). Por seu valor como instrumento de autoridade, Miqueias 6.9 recomenda: “ouvi a vara (matteh) e quem a ordenou”. As primeiras referências à vara na Bíblia Hebraica evocam a ideia de instrumento mágico.

Um dos fatores também a ser levado em conta com uso desse termo vara é que a correção (a disciplina) não é algo agradável, algumas vezes pode ser até doloroso, mas extremamente necessário para uma boa educação. A vara é um símbolo de castigo (Provérbios 22:15).

Ser pai, significa para mim, a continuação dos nossos ancestrais. É ser responsável pelo desenvolvimento da criança que você quis colocar no mundo. É estar presente sempre no crescimento da criança, colocando-a como prioridade na nossa vida.

“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.” Provérbios 22:6.

8 VALORES E VIRTUDES PARA ENSINAR AO SEU FILHO

  • COMPAIXÃO. Exercer compaixão é uma forma também de exercer empatia. ...
  • DILIGÊNCIA. O diligente é aquele que não negligencia uma tarefa até que a mesma seja executada. ...
  • GENEROSIDADE. Dar e compartilhar. ...
  • HONESTIDADE. ...
  • INTEGRIDADE. ...
  • LEALDADE. ...
  • PERSEVERANÇA. ...
  • RESPEITO.

Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá. Como flechas nas mãos do guerreiro são os filhos nascidos na juventude. Como é feliz o homem que tem a sua aljava cheia deles! Não será humilhado quando enfrentar seus inimigos no tribunal.

Respeitar suas escolhas e sua forma de ser é a melhor maneira de ensinar seu filho a respeitar os outros. Ainda que você deva estar sempre atento(a) para proteger e cuidar para que seu pequeno siga sempre o melhor caminho, é preciso lembrar que o respeito é uma via de mão dupla.

Quem escreveu esse livro? Parte do livro de Provérbios é atribuída a “Salomão, filho do rei Davi, rei de Israel” (ver Provérbios 1:1; 10:1; 25:1; ver também I Reis 4:32; Guia para Estudo das Escrituras, Provérbios, o Livro de Provérbios”; scriptures.LDS.org).

Parte final dos Provérbios de Salomão. Desta última parte dos Provérbios de Salomão, quero destacar o seguinte: “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.” Salomão nos ensina aqui que devemos educar as crianças no caminho correto, da retidão, de obediência ao SENHOR.