O que fala em Provérbios 21 23?

Perguntado por: ecardoso2 . Última atualização: 14 de julho de 2023
4.4 / 5 8 votos

23 O que guarda a sua aboca e a sua língua, guarda das angústias a sua alma. 24 O soberbo e presumido, zombador é seu nome; age com indignação e soberba. 25 O desejo do apreguiçoso o mata, porque as suas mãos recusam trabalhar.

Provérbios 21:23 - ¶ O que guarda a sua boca e a sua língua guarda a sua alma das angústias. O autor do livro de Provérbios continuamente condena a maledicência das vantagens de uma língua equilibrada, ele diz: “O que guarda a sua boca e a sua língua, guarda das angústias a sua alma” (Provérbios 21:23).

A Bíblia é clara ao nos ensinar que Deus se agrada mais da obediência do que dos sacrifícios. “Os pensamentos do diligente tendem só para a abundância, porém os de todo apressado, tão-somente para a pobreza.” Já dizia o ditado, a pressa é inimiga da perfeição. Quem não planeja acaba por fracassar.

Provérbios 21:23 Quem reflete antes de falar evita muitos dissabores e sofrimentos. Quem reflete antes de falar evita muitos dissabores e sofrimentos. O que guarda a sua boca e a sua língua, guarda das angústias a sua alma. Whoso keepeth his mouth and his tongue keepeth his soul from troubles.

23 Compra a verdade, e não a vendas; e também a sabedoria, a instrução e o entendimento. 24 Grandemente se regozijará o pai do justo, e o que gerar um sábio, se alegrará nele. 25 Alegrem-se teu pai e tua mãe, e regozije-se a que te gerou.

Quem escreveu esse livro? Parte do livro de Provérbios é atribuída a “Salomão, filho do rei Davi, rei de Israel” (ver Provérbios 1:1; 10:1; 25:1; ver também I Reis 4:32; Guia para Estudo das Escrituras, Provérbios, o Livro de Provérbios”; scriptures.LDS.org).

Este versículo em outras versões da Bíblia
23 Também estes são provérbios dos sábios: Fazer acepção de pessoas no juízo não é bom. 23 Também estes são provérbios dos sábios. Ter respeito a pessoas no juízo não é bom.

Os Provérbios servem para podermos entender a sabedoria e o caminho da vida de forma clara e mais objetiva. Ensina-nos a caminhar com menos erros, de uma forma mais leve e mais prática.

Ele fica desejando suas cobiças o dia todo; mas o justo dá, e não deixa de dar.

25 O desejo do preguiçoso o mata; porque as suas mãos recusam-se a trabalhar. 26 Todo o dia o ímpio cobiça; mas o justo dá, e não retém. 25 O desejo do preguiçoso o mata, porque as suas mãos recusam-se a trabalhar.

A Palavra de Deus nos revela preciosos ensinamentos acerca do nosso falar. “O que guarda a boca e a língua guarda a sua alma das angústias” (Provérbios 21.23). O Senhor nos concedeu um órgão capaz de dar vida ou de levar à morte: a língua. Devemos abrir a boca para abençoar o nosso irmão, para adorarmos ao Senhor.

A língua tem poder sobre a vida e sobre a morte; os que a usam habilmente serão recompensados. A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto.

3 O que guarda a sua boca conserva a sua alma, mas o que abre muito os seus lábios se destrói. 4 A alma do preguiçoso deseja, e coisa nenhuma alcança, mas a alma dos diligentes se farta.

22 Ouve a teu pai, que te gerou; e não desprezes a tua mãe, quando ela envelhecer. 22 Ouve a teu pai, que te gerou, e não desprezes a tua mãe, quando vier a envelhecer.

22 Ouve a teu pai, que te gerou; e não desprezes a tua mãe, quando ela envelhecer. 23 Compra a verdade, e não a vendas; sim, a sabedoria, a disciplina, e o entendimento. 22 Ouve a teu pai, que te gerou, e não desprezes a tua mãe, quando vier a envelhecer.