Porque o batismo da Igreja Católica não é válido?

Perguntado por: ljordao . Última atualização: 13 de julho de 2023
4.2 / 5 20 votos

Por razões teológicas, ou pelo sentido que dão ao sacramento, a Igreja Católica tem reservas quanto à validade do batismo realizado em algumas Igrejas e considera inválido o batismo de certas expressões religiosas.

O Sacramento do Batismo administrado com uma fórmula modificada arbitrariamente não é válido e aqueles que o receberam desta forma devem ser batizados “de modo absoluto”, ou seja, repetindo o rito de acordo com as normas litúrgicas estabelecidas pela Igreja.

Não são todas as igrejas que o batismo é validado, e sim essas: igrejas orientais ortodoxas, igreja vetero católica, igreja episcopal do Brasil, igreja evangélica de confissão luterana no Brasil e igreja evangélica luterana do Brasil.

O batismo é ordinariamente válido quando o ministro (bispo, presbítero ou diácono) – ou em caso de necessidade qualquer pessoa batizada – derrame água sobre o batizando, enquanto diz: ““N…, eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”.

O batismo é a primeira ordenança do evangelho. Uma das instruções que o Senhor deu a Seus Apóstolos foi: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado” (Mateus 28:19–20).

Da mesma forma, o batismo com água é o meio de inserção do cristão no corpo de Cristo, a Igreja. É ele que inicia o novo membro no corpo de Cristo. É importante ressaltarmos que, segundo o texto bíblico, o batismo é realizado com água e não nas águas (cf.

Não. O Sacramento do Batismo não pode ser anulado, uma vez que ele tem um caráter indelével, ou seja, ele imprime uma marca em cada pessoa batizada que não pode ser apagada. Tal marca insere a pessoa que foi batizada como membro da Igreja, que é corpo místico do próprio Cristo.

é assim: existe preconceito sim, mas foi muito interessante, os católicos juntos com evangélicos. Assim as crianças vão crescendo e aprendendo que as religiões podem viver juntas. O mais bonito mesmo foi a celebração da ceia, com os franciscanos ajudando a servir o Pão e o Vinho.

No Protestantismo ou nas igrejas evangélicas, o batismo ocorre em pessoas mais velhas, sendo necessário consciência para fazer uma confissão de fé, declarando que se despede da "velha vida", morrendo para os maus hábitos.

Por uma leitura protestante particular da Bíblia em algumas denominações evangélicas não se pode batizar um recém nascido, pois o batismo só pode ser concedido pela vontade do individuo pleno de seu livre arbítrio, claramente um recém nascido ainda não está apto a escolher ou não pelo batismo.

Quando somos batizados, seguimos o padrão estabelecido pelo Salvador, que foi batizado por imersão no Rio Jordão (ver Mateus 3:13–17). O Pai Celestial deseja que cada um de Seus filhos seja purificado de seus pecados para poder viver com Ele novamente.

O Batismo cristão envolve a imersão em água ou, alternativamente, a aspersão de água na cabeça. A imersão na água simboliza a morte de Jesus, enquanto emergir dela representa a Ressurreição. O pecado morre na água, como morre simbolicamente o corpo por ele contaminado.