Por que João era o discípulo amado de Jesus?

Perguntado por: aalmada . Última atualização: 13 de julho de 2023
4.6 / 5 6 votos

A resposta pode ser em parte porque ele pretendia que suas próprias experiências fossem simbólicas para os fiéis e os discípulos em todas as épocas.

Ele é conhecido como “o Discípulo que Jesus Amava” por causa de sua estreita relação com Jesus durante seu ministério na Terra. Algumas vezes é dito que Jesus amava um certo discípulo e este reclinava sobre o seio de Jesus (Jo 13.23,25; 19.26; 20.2; 21.7; 21.20).

João, mais do que qualquer outro discípulo, tinha um lugar especial no coração de Jesus. A Bíblia se refere a ele como "o discípulo a quem Jesus amava" (João 21:20).

Quem foi “o discípulo a quem Jesus amava”? Entre os doze, Joãoera aquele conhecido como “o discípulo a quem Jesus amava”.

A expressão o discípulo a quem Jesus amou ou Discípulo amado é usada diversas vezes no Evangelho segundo João, mas em nenhuns dos outros evangelhos sobre Jesus. No Evangelho segundo João, é o Discípulo Amado que pergunta a Jesus durante a Última Ceia quem é aquele que o trairá.

Evangelho, podemos supor que João tinha cerca de 10 anos na ocasião em que acompanhou Jesus como discípulo. A expressão “o discípulo a quem Jesus amava”, pode ser entendida como “o discípulo predileto de Jesus”, i. e., o mais importante, o maior.

O Evangelho de João é ricamente doutrinário, sendo alguns dos principais temas a divindade de Jesus como o Filho de Deus, a Expiação de Cristo, a vida eterna, o Espírito Santo, a necessidade de nascer de novo, a importância do amor ao próximo e de acreditar no Salvador.

No dia 27 celebramos, São João Evangelista e, no dia 28 de dezembro, os Santos Inocentes. São João Evangelista foi um dos doze apóstolos de Jesus, chamado o discípulo amado, um dos mais jovens entre os doze. Foi a João Evangelista que Jesus, na agonia da Cruz, entregou a sua mãe para que João cuidasse.

Judas

No ato da traição Jesus chama Judas de amigo e pergunta oque é que ele está fazendo? Em um momento de traição, nunca uma pessoa vai se preocupar com o traidor. Se preocupar com o porque ele esta praticando aquele ato ou o que poderia acontecer com ele depois da traição. Mas Jesus faz justamente isto.

Simão, apontado como o primeiro apóstolo, é mais comumente conhecido por Pedro — nome que lhe deu o Senhor na ocasião em que se conheceram, e confirmou posteriormente. Era filho de Jona, ou Jonas, e tinha a profissão de pescador.

São João Evangelista

São João Evangelista foi torturado cruelmente pelo imperador Valério e foi jogado num tacho de azeite fervendo.

Aos cuidados de João, ele entrega sua mãe. Daí em diante o discípulo amado, provavelmente sobrinho de Maria, deverá ser como filho para ela e tratá-la como mãe, assumindo este papel de comprometimento e responsabilidade. Ali, aos pés da cruz, tanto Maria quanto João perdiam.

Tiago, José, Judas, Simão e duas irmãs.