É Jesus quem batiza no Espírito Santo?

Perguntado por: ibelem . Última atualização: 13 de julho de 2023
4.8 / 5 20 votos

A fé em Jesus Cristo e o arrependimento preparam você para o batismo e para receber o Espírito Santo. Jesus Cristo ensinou que todos devem ser batizados pela água e pelo Espírito (o Espírito Santo) para remissão, ou perdão, dos pecados.

O batismo no Espírito Santo é um acontecimento na vida de um cristão em que a pessoa recebe a unção do Espírito Santo e é equipada com dons que o permitem dar glória a Deus através de uma vida abundante.

1. Mateus 3:11: O Espírito Santo santifica-nos. Os Santos dos Últimos Dias acreditam que, assim como o batismo pela água é importante para nos limpar dos nossos pecados, também o recebimento do Espírito Santo, ou o batismo pelo fogo, o é.

Quando Jesus saiu da água, o Espírito Santo desceu sobre Ele. Deus falou do céu, dizendo: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo”. João Batista testificou que Jesus era o Filho de Deus.

E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus. E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam” (Atos 19:2–6).

O batismo nos faz partícipes em tudo na vida de Cristo, e nos abre a porta da eternidade. Em virtude do Espírito Santo, o batismo nos imerge na morte e ressurreição do Senhor, afogando na fonte batismal o homem velho, dominado do pecado que nos afasta de Deus, e nos fazendo nascer homem novo recreados em Jesus.

Alguns comentaristas preferem separar claramente a sentença “Ele batizará com o Espírito Santo e com fogo” em duas partes: 1) o batismo com o Espírito Santo para a salvação, conectado ao trigo que é recolhido ao celeiro; 2) e o batismo com fogo para a condenação, conectado à palha que é queimada em fogo inextinguível.

O Salvador ensinou claramente que o batismo é um mandamento e que é necessário para “entrar no reino de Deus” (João 3:5). O batismo é realizado “para remissão dos pecados” para aqueles que se arrependem (ver Marcos 1:4).

Todos devem “receber o Espírito Santo”. Isso significa que o Espírito Santo somente será concedido a nós se formos fiéis e desejarmos a ajuda desse mensageiro celestial.

A pessoa tem dúvida da igreja, dos pastores, da Bíblia, da Salvação e outras dúvidas mais. Tudo isso amarra a vida material, além de impedi-la de receber o Espírito Santo. Na dúvida ninguém decide nada, tudo fica para depois, inclusive o batismo com o Espírito Santo”, acrescenta o Bispo Edir Macedo.

Numa visão, Jesus disse a Ananias que procurasse Saulo. Ananias tinha o sacerdócio e colocou as mãos sobre a cabeça de Saulo e o abençoou para que recuperasse a visão. Depois que foi curado, Saulo foi batizado e recebeu o dom do Espírito Santo.

No Pentecostes nasce a Igreja. Ela começa para valer sua missão. Jesus envia os discípulos assim como Ele foi enviado pelo Pai e deixa com eles o Espírito, o Defensor, Advogado, o Paráclito.