Qual é o verdadeiro batismo?

Perguntado por: laparicio . Última atualização: 13 de julho de 2023
4.2 / 5 8 votos

Então imergirá a pessoa na água e depois sairão da água” (D&C 20:73–74). A imersão é necessária. O Apóstolo Paulo ensinou que ser imergido na água e sair dela simboliza a morte, o sepultamento e a ressurreição.

O Batismo cristão envolve a imersão em água ou, alternativamente, a aspersão de água na cabeça. A imersão na água simboliza a morte de Jesus, enquanto emergir dela representa a Ressurreição. O pecado morre na água, como morre simbolicamente o corpo por ele contaminado.

O batismo deve ser realizado por imersão
Quando Jesus foi batizado, Mateus registra que Ele “saiu logo da água” (Mateus 3:16). Essa imersão completa na água simboliza renascimento, à medida que uma pessoa é imersa na água e se levanta, limpa e comprometida a seguir a Jesus Cristo e Seu evangelho.

Durante o batismo de Jesus Cristo, João imergiu Jesus completamente na água. Este tipo de batismo é chamado de batismo por imersão. Podemos ser batizados por imersão, tal como Jesus o foi. Ser completamente imerso na água representa o perdão total dos pecados, que nos é dado quando somos batizados.

O batismo deve ser realizado por imersão
Os batismos em A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias são realizados por imersão, ou seja, a pessoa é mergulhada completamente na água e, em seguida, é retirada da água. A Bíblia nos diz que “sendo Jesus batizado, [Ele] saiu logo da água” (Mateus 3:16).

A tradição da Igreja, não da Igreja Metodista, mas da Igreja Cristã, reconhece 3 formas que representam o Batismo bíblico: Aspersão: a água é aspergida sobre o batizando; A efusão: a água é derramada sobre o batizando, utilizando-se as duas mãos como concha; A imersão: o batizando é imerso nas águas.

Foi então para aplicar seu Sangue derramado na Cruz sobre nossas almas que Jesus instituiu o Sacramento do Batismo. Quando foi que Jesus instituiu o Batismo? Jesus instituiu o Batismo logo no início da sua pregação, quando entrou no rio Jordão para ser batizado por São João Batista.

O batismo é ordinariamente válido quando o ministro (bispo, presbítero ou diácono) – ou em caso de necessidade qualquer pessoa batizada – derrame água sobre o batizando, enquanto diz: ““N…, eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”.

Quando somos batizados, seguimos o padrão estabelecido pelo Salvador, que foi batizado por imersão no Rio Jordão (ver Mateus 3:13–17). O Pai Celestial deseja que cada um de Seus filhos seja purificado de seus pecados para poder viver com Ele novamente.

É considerado o primeiro sacramento, onde a cabeça da criança é molhada três vezes. No Protestantismo ou nas igrejas evangélicas, o batismo ocorre em pessoas mais velhas, sendo necessário consciência para fazer uma confissão de fé, declarando que se despede da "velha vida", morrendo para os maus hábitos.

A Forma Correta do Batismo
Então imergirá a pessoa na água e depois sairão da água” (D&C 20:73–74). A imersão é necessária. O Apóstolo Paulo ensinou que ser imergido na água e sair dela simboliza a morte, o sepultamento e a ressurreição.

Uma vez que o batismo nas águas aconteceu, com aquela pessoa verdadeiramente se entregando ao Senhor Jesus, Ele também Se entrega ao batizado. “O batismo no Espírito Santo significa confirmação de Deus”, relata o bispo.

O batismo é a graça de Deus derramada no coração humano para que este possa acolher o próprio Deus que se lhe revela ao longo da vida. Na linguagem paulina, poderíamos dizer: também as crianças precisam ser libertadas do poder das trevas e serem transferidas para o domínio da liberdade dos filhos/as de Deus (cf.