Qual é o planeta que tem menos gravidade?

Perguntado por: oqueiroz . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 12 votos

Mercúrio

Mercúrio. O planeta mais próximo ao Sol é pequeno demais para manter uma atmosfera ou para exercer grande atração sobre outros corpos. Lá, as coisas são bem mais leves do que aqui, pois a aceleração gravitacional de Mercúrio é de aproximadamente 3,7 m/s².

Plutão: 0,62 m/s²

6 lugares da Terra onde a gravidade parece NÃO existir

  • #1 The Mistery Spot, na Califórnia.
  • #2 Spook Hill, na Flórida.
  • #3 St. Ignance Mistery Spot, em Michigan.
  • #4 The Oregon Vortex, em Oregon.
  • #5 Cosmos Mistery, em Dakota.
  • #6 São Tomé das Letras, Brasil.

Júpiter

Sendo assim, a aceleração da gravidade (intensidade do campo gravitacional) de um objeto massivo no universo é proporcional às dimensões desse corpo. Logo, o maior planeta do Sistema Solar, Júpiter, exerce, por consequência, a maior atração gravitacional entre todos os planetas da nossa vizinhança.

A Lua tem apenas 1% da massa de nosso planeta, por isso a gravidade por lá corresponde a apenas 16,6% da gravidade terrestre. Embora a Lua tenha gravidade, ela é de apenas 1,63 m/s², correspondendo a cerca de 16,6% dos 9,8 m/s² da Terra.

1,62 m/s²

Lugares com mais massa, como montanhas, têm forças gravitacionais mais fortes. Locais com menos massa no subsolo, como vales e fossas oceânicas profundas, têm forças gravitacionais mais fracas. A massa cria gravidade. Se você vê uma mudança na gravidade, você vê uma mudança na massa.

De acordo com Albert Einstein, a gravidade está relacionada à curvatura gerada no espaço pela presença de um corpo muito massivo. De acordo com essa teoria, o espaço e o tempo são curvados pela presença de um corpo bastante massivo, algo que gera a atração que chamamos de gravidade.

Na Terra, a aceleração da gravidade é de 9,8 m/s2. Já na Lua, é de 1,6 m/s2 – cerca de um sexto da aceleração gravitacional do nosso planeta. Essa diferença existe porque a massa do satélite natural é menor que a da Terra.

Todo objeto no espaço exerce gravidade, e está sendo atraído para algo mais massivo. Consequentemente, todo lugar do universo está sujeito às influências gravitacionais, pelo menos é o que sabemos até agora. Mesmo muito longe de qualquer objeto, a deformação poderá ser sentida.

O maior planeta do sistema solar possui muito mais gravidade do que a Terra por possuir muito mais massa. Assim, para saber seu peso, multiplique o valor por 2,64! Apesar de ser um planeta gasoso, como Júpiter, tem menos massa: multiplique seu peso por 1,15.