Qual é o pior carboidrato?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 3 votos

Entre os carboidratos ruins, justamente por serem simples, podemos destacar os doces, refrigerantes, pão, macarrão e arroz refinados, bem como os processados.

Já os carboidratos ruins, também denominados carboidratos simples, são aqueles encontrados em doces, refrigerantes, salgadinhos, pães, alimentos processados e açúcares em geral. Quando no organismo, transformam-se em açúcar no sangue, ocasionando picos de insulina, além de se tornarem gordura no nosso corpo.

Veja abaixo uma lista de carboidratos bons, com médio e alto índice glicêmico:

  • Alimentos integrais;
  • Aveia;
  • Mandioca;
  • Batata inglesa;
  • Batata doce;
  • Beterraba;
  • Melancia.

Melhores carboidratos para uma alimentação saudável
Para consumir carboidratos de maneira equilibrada, prefira carboidratos complexos, que são de digestão mais lenta e aumentam a sensação de saciedade. Por exemplo, pão integral, arroz integral, batata doce, macarrão integral etc..

Os alimentos low carb, como abobrinha, iogurte, morango, pera, semente de girassol e azeite, contêm ótimas quantidades de fibras e gorduras saudáveis, que ajudam a prolongar a saciedade, sendo ótimas opções para incluir em dietas de emagrecimento.

Carboidratos: pães, torradas, cereais matinais, tapioca. Proteínas: queijo magro, iogurte, leite, ovos, requeijão. Gordura: manteiga, ovos, requeijão, azeite. Fibras: cereais matinais, aveia, pães integrais, frutas.

Os principais alimentos com pouco carboidrato são algumas frutas e vegetais, como morango, amora, acelga e alface. Além disso, existem alguns alimentos que não contém carboidratos, como é o caso das proteínas, como frango, ovos e peixes, e das gorduras, como azeite e óleo de abacate.

1 Batata doce – É o carboidrato do bem mais conhecido para quem deseja perder peso e praticantes de atividade física. É fonte de energia, possui baixo índice glicêmico e dá sensação de saciedade.

Os carboidratos complexos são a melhor opção, pois liberam de forma lenta a glicose no sangue, precisando assim, de menos produção de insulina. Entre os exemplos destes alimentos estão: cereais integrais, aveia, linhaça e outros.

  • Legumes e verduras: Brócolis. Cenoura. Couve-flor. Espinafre.
  • Oleaginosas: Amêndoas. Macadâmia. Nozes.
  • Peixes: Atum. Salmão. Sardinha. Truta.

Os substitutos do arroz e do macarrão podem ser usados em diversas preparações, como sopas, saladas, sucos e vitaminas, por exemplo.

  1. Quinoa. ...
  2. Amaranto. ...
  3. Espaguete de abobrinha. ...
  4. Batata doce. ...
  5. Trigo sarraceno. ...
  6. Bulgur. ...
  7. Cuscuz.

Legumes verdes: quiabo, pepino, aspargo, aipo, chuchu, vagem e ervilhas; Brotos: broto de bambu e broto de feijão; Outros legumes: tomate, pimentão, berinjela, cebola, nabo, couve-flor, alho-poró, cogumelos e rabanete.

O ovo não contém carboidratos e, por isso, é uma ótima opção para incluir em uma dieta low carb, um estilo de alimentação onde se diminui o consumo de carboidratos, promovendo o emagrecimento.

Banana Ouro Valor Nutricional
Apesar de ser a menor entre todas as espécies de banana, a ouro é poderosa. Excelente fonte de energia, a banana ouro é rica em nutrientes: Carboidratos = 29,3 g. Fibras = 2 g.