Qual é a parte mais nobre da costela?

Perguntado por: slopes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 11 votos

Prime Rib

Prime Rib: O Prime Rib é um corte especial, que é retirado entre a sexta e a décima segunda vértebra bovina, sendo considerado o melhor ponto da parte superior da costela, pois além do sabor incomparável, acompanha uma importante capa de gordura.

A parte nobre da costela dianteira que acompanha o miolo do acém, recebe o nome de Short Rib, mas também é conhecida popularmente como costela premium. Essa carne reúne alta maciez e suculência, típicas de cortes próximos ao osso, e também do acém.

Prime Rib: costela premium de sabor acentuado
O corte é conhecido também como costela de primeira, fazendo referência a sua alta qualidade. O Prime Rib é extraído da parte mais macia da costela, com muito marmoreio, sabor acentuado, acompanha osso, tem entre 20 e 30 cm de comprimento e é espesso.

Filé mignon
Essa parte é retirada próximo ao contrafilé, sendo o corte mais nobre dessa área. Como característica, o filé mignon conserva pouca gordura, mas tem bastante fibras, o que favorece sua textura única.

A COSTELA PONTA DE AGULHA OU MINGA é considerada a “rainha das churrasqueiras”, sendo mais macia, pois é mais próxima do filé. Quando cozida, o tutano é diluído e misturado com o caldo da própria carne, fazendo papel de tempero natural, ou seja, é extremamente saborosa. É muito utilizada também para ensopados e sopas.

Extraída da parte inferior da caixa torácica do boi, a costela minga é mais alta e possui mais carne.

Assim, as costelas podem ser divididas em três tipos distintos; costelas verdadeiras (vertebroesternais), costelas falsas (vertebrocondrais) e costelas flutuantes (vertebrais, livres).

Basicamente, a Costela Ripa está localizada na parte de cima do boi, junto ao dorso. Apresenta ossos maiores, mais largos e todos na transversal. Sua carne costuma ser um pouco mais seca. Já a Costela Ponta de Agulha ou Minga é encontrada na parte dianteira e traseira do boi.

É a parte inferior da caixa torácica do bovino, tendo portanto ossos mais finos e bastante cartilagem entremeada com gordura. Fica muito bem em assados, ensopados ou sopa.

O corte mais conhecido da carne é o Kobe Beef, retirado da região do lombo do gado e considerado o bife mais caro do mundo. Tanto ele quanto o filé mignon, contrafilé, chorizo e ancho retirados dessa raça possuem o nível de qualidade A5 (considerado o mais alto encontrado em todo o mundo).

kobe beef

A pecuária japonesa tem regras rigorosas para o registro, a produção e a certificação do gado wagyu, o que contribui para o alto preço do quilo do kobe beef, um corte de lombo que chega a custar R$ 2 mil. A raça também é criada na Austrália, nos Estados Unidos, na Europa e no Brasil.

Filé mignon

Filé mignon
É conhecida como a parte mais suculenta e saborosa do boi e está localizada na parte traseira do animal, uma região sem rigidez muscular. O filé mignon é um corte de carne magro, que costuma custar mais caro em relação a outros cortes do boi.

O filé mignon é um dos cortes mais macios de carnes para churrasco, e o que é ainda melhor, é uma opção de carne saudável, com baixos níveis de gordura. Retirado da região bovina traseira, é reconhecido como um corte nobre para churrascos.