O que diferencia a costela verdadeira da costela falsa?

Perguntado por: aesteves . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 12 votos

Costelas verdadeiras: divididas em sete pares que se articulam diretamente ao esterno através das cartilagens costais; Costelas falsas: divididas em três pares que se articulam de forma indireta ao esterno, conectando-se assim também pelas cartilagens costais, estando estas unidas através da sétima costela.

AS COSTELAS
Costelas falsas (vertebrocondrais), sjo aquelas em que suas cartilagens costais njo se articulam com o osso esterno, e sim com a cartilagem costal do sétimo par de costelas.

Ressaltando que são as 7 primeiras costelas; Falsas: 3 pares, elas se articulam indiretamente com o esterno; Flutuantes: 2 pares, são os dois últimos pares de costelas. Recebem esse nome porque não se articulam com o esterno, estão fixadas somente às vértebras.

As costelas são um conjunto de doze ossos que formam a “gaiola” protetora do tórax. Eles se articulam com a coluna vertebral posteriormente e terminam anteriormente como cartilagem (conhecida como cartilagem costal).

Recebem esse nome por estarem ligadas apenas indiretamente ao osso esterno. Suas cartilagens são fixadas às cartilagens das costelas imediatamente superiores a cada uma. A oitava e a nona costela são típicas e possuem as características gerais de uma costela.

Assim, as costelas podem ser divididas em três tipos distintos; costelas verdadeiras (vertebroesternais), costelas falsas (vertebrocondrais) e costelas flutuantes (vertebrais, livres).

COR: não compre carne de costela com gordura muito amarelada e carne amarronzada, isso é indício de carne de boi velho. OSSOS: não comprar com ossos muito largos, pois também é indício de boi velho. CHEIRO: o aroma da carne é observável de prontidão. O cheiro jamais pode ser de carne passada.

Flutuantes: Esse grupo é dividido em dois pares, localizados no fim da estrutura. São costelas que não estão conectadas com o osso Esterno em sua parte anterior.

QUAIS SÃO OS TIPOS DE COSTELA? Existem dois tipos de costela, a ripa e ponta de agulha e sim esses são fatores importantíssimos para uma boa escolha.

Algumas teorias sugerem que uma costela mais alta que a outra de forma protuberante pode estar ligada a fatores genéticos ou má postura, enquanto outras postulam que isso poderia ser devido a diferenças de postura ao longo da vida ou à compressão entre duas costelas durante o desenvolvimento fetal.

Basicamente, a Costela Ripa está localizada na parte de cima do boi, junto ao dorso. Apresenta ossos maiores, mais largos e todos na transversal. Sua carne costuma ser um pouco mais seca. Já a Costela Ponta de Agulha ou Minga é encontrada na parte dianteira e traseira do boi.

Costela é a carne preferida dos gaúchos, daí a denominação “Costela Gaúcha”, que costumam assar as peças inteiras no fogo de chão. Uma peça inteira de costela completa (como é chamada) pesa, em média, mais de 20kg. É o corte com maior variedade de texturas, sabores e aromas dentro de uma mesma peça.

Observe o seguinte detalhe: se, ao apertar, estiver macio e retornar rapidamente à posição inicial, é um sinal de carne de qualidade. Quanto aos ossos, dê preferência à costela com ossos mais finos e menores, os quais, geralmente, são indicativos de boi novo (e, portanto, carne nova e saborosa).

As costelas verdadeiras são as 7 primeiras que se ligam ao esterno , as costelas falsa são as outras 3 que se ligam ao externo por meio de uma cartilagem até a cartilagem da 7ª e a as flutuantes são as duas ultimas que não se ligam ao esterno.

Deus tampouco tirou de Adão um osso de uma parte inferior (de seu pé) ou superior (da cabeça) para dar vida a ela. A costela está na lateral do corpo. Este é o lugar da mulher: não abaixo nem acima, mas ao lado do homem.

Costela atípica – 1ª, 2ª, 11ª e a 12ª são diferentes das costelas típicas, a 1ª costela é achatada e o tubérculo funde-se ao ângulo; o corpo da 2ª costela possui uma tuberosidade para fixação do músculo serrátil anterior; a 11ª e a 12ª costelas não possuem colo e tubérculo e a 12ª costela é mais curta que a maioria.