Qual é a parte do cérebro responsável pela linguagem?

Perguntado por: zsantos8 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.2 / 5 12 votos

Essa é a parte externa, que todos chamam de 'massa cinzenta', (por causa de sua coloração acinzentada). É responsável pela nossa capacidade de Pensamento, Movimento voluntário, Linguagem, Julgamento e Percepção.

O córtex esquerdo posteroinferior frontal (às vezes chamado área de Broca ou área posteroinferior pré-frontal— ver figura Áreas do cérebro Visão geral da função cerebral ) controla a função da linguagem expressiva.

Fedorenko defende a existência da language network, que engloba a superfície do córtex frontal, temporal e parietal, tendo como função o processamento da linguagem.

A linguagem verbal é um fenômeno complexo do qual participam áreas corticais e subcorticais. No entanto, o córtex cerebral tem o papel mais importante, e na maioria dos indivíduos as áreas corticais da linguagem se localizam apenas no lado esquerdo.

As áreas corticais principais da linguagem são divididas em uma parte anterior (área de Broca) e uma parte posterior (área de Wernicke), ambas sendo consideradas apenas no hemisfério cerebral esquerdo. Além disso, lesões nessas áreas dão origem aos distúrbios da linguagem, denominados afasias.

O cérebro é o centro do pensamento, sentimento, memória, fala, visão, audição, movimento, entre outros.

Até um terço do cérebro é utilizado para processar a linguagem, incluindo áreas dedicadas à cognição de alto nível. O próximo passo dos cientistas será ampliar as pesquisas para identificar de forma mais precisa as diferenças no processamento neuronal das palavras de cada indivíduo.

A afasia é a perda parcial ou total da capacidade de expressar ou compreender a linguagem falada ou escrita. É o resultado de danos às áreas do cérebro que controlam a linguagem. As pessoas podem ter dificuldade de ler, escrever, falar, compreender ou repetir a linguagem.

A causa mais comum é o AVC, mas também pode ser causada por tumores cerebrais, encefalites, traumatismos cranioencefálicos, entre outras. Esse transtorno de linguagem pode alterar a fala, a compreensão, a leitura e a escrita e assim comprometer a comunicação do indivíduo em diversos graus.

É importante lembrar que as funções da linguagem estão centradas nos elementos da comunicação (emissor, receptor, código, canal de comunicação e contexto) e cada uma delas assume um objetivo específico na comunicação. Entender o funcionamento da linguagem pode melhorar em muito nossas habilidades linguísticas.

A linguagem é analisada a partir de duas áreas básicas no cérebro humano: área de Broca e área de Wernicke2. A Área de Broca está localizada no giro inferior esquerdo (lobo frontal) e se refere à área onde a articulação motora da fala é processada.

A partir do momento que entramos em contato com algum estímulo externo, o cérebro passa a trabalhar de forma intensa para dar uma resposta; intensa, mas rápida. A informação viaja pelos nossos neurônios a uma velocidade de 360km/h. A resposta varia para cada pessoa, de acordo com a experiência cerebral de cada um.